Cristo na cruz foi o meio pelo qual se encontraram a misericórdia e a verdade, e a justiça e a paz se beijaram. Este é o meio que deve mover o mundo.
1 - Para que a igreja possa ser forte e poderosa o que precisa haver?
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 1 Timóteo 6:11.
É grandemente necessária a religião no lar, e nossas palavras aí devem ser de um justo caráter, ou nossos testemunhos na igreja de nada valerão. A menos que manifesteis mansidão, bondade e cortesia no lar, vossa religião será vã. Se houvesse mais genuína religião doméstica, mais poder haveria na igreja. Mensagens aos Jovens, pág. 327.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Como se mede o caráter de uma igreja?
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Tito 1:9.
O verdadeiro caráter da igreja não se mede pela elevada profissão que ela faz, nem pelos nomes que se encontram em seu registro, mas pelo que ela está em realidade fazendo pelo Mestre, pelo número de seus obreiros perseverantes e fiéis. O interesse pessoal, e os esforços individuais atentos conseguirão mais para a causa de Cristo do que pode ser efetuado por sermões ou doutrinas. Review and Herald, 6 de setembro de 1881.
3 - Devido à falta de conversão, como tem sido a conduta diária de alguns membros da igreja?
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8.
Há entre os nossos membros de igreja muitos que, embora professem andar nos caminhos do Senhor, estão introduzindo em sua crença os costumes e hábitos do próprio eu não convertido, os quais estão arruinando o seu caráter. É introduzida no lar e na vida da igreja tanta coisa frívola, que é entristecido o Espírito de Cristo. Há famílias inteiras entre nós que, a não ser que despertem de sua indiferença letárgica, estarão perdidos; pois não se convertem diariamente; não compreendem a ciência divina de verdadeira piedade; e, portanto, não são vasos que possam ser usados pelo Mestre. Permitiram que Satanás assumisse a direção e o domínio de suas palavras e atos, e não percebem quanto dano têm causado às pessoas por sua exaltação própria. Têm magoado o coração de Cristo por magoarem aqueles que constituem a aquisição de Seu sangue. É-me ordenado dizer a esses adeptos não convertidos: "Cavai profundamente e lançai vossos fundamentos solidamente sobre a Rocha que é Cristo Jesus. Não é suficiente que falemos sobre a vida mais elevada. Nossa conduta diária deve ser para os outros uma interpretação do que significa a vida mais elevada." Nossa Alta Vocação - MM de 1962, pág.157.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Que representa a parábola dos ossos secos de Ezequiel cap.37?
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. Ezequiel 37:2.
Essa analogia dos ossos secos não se aplica somente ao mundo, mas também aos que têm sido favorecidos por grande luz; pois eles são também semelhantes aos esqueletos do vale. Têm a forma de homens, a estrutura do corpo, mas não têm vida espiritual. A parábola não deixa, porém, os ossos secos meramente ligados em forma de homens; pois não basta que haja simetria de membros e feições. O fôlego de vida tem de vivificar os corpos, para que possam ficar em pé e pôr-se em atividade. Esses ossos representam a casa de Israel, a igreja de Deus, e a esperança da igreja é a vivificante influência do Espírito Santo. O Senhor precisa soprar sobre os ossos secos, para que vivam. O Espírito de Deus, com Seu poder vivificador, precisa estar em todo ser humano, para que todo músculo e nervo espiritual esteja em atividade. Sem o Espírito Santo, sem o fôlego de Deus, há entorpecimento da consciência e perda de vida espiritual. (Apoc. 3:1.) SDA Bible Commentary, vol. 4, págs. 1.165 e 1.166.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Pode um membro ter o nome nos livros da igreja e não ter o nome nos livros do céu?
Muitos que se acham destituídos de vida espiritual têm os seus nomes nos registros da igreja, mas não estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Eles podem estar ligados à igreja, mas não estão unidos ao Senhor. Podem ser diligentes na realização de um certo conjunto de deveres, e ser considerados como pessoas que vivem; muitos, porém, se encontram entre os que têm nome de que vivem, e estão mortos. SDA Bible Commentary, vol. 4, págs. 1.165 e 1.166.
A profissão religiosa é destituída de valor, a não ser que as boas obras testifiquem da sinceridade e realidade de sua confissão. .... Os que fazem grandes profissões, e não dão frutos de piedade, manifestam não estar na Videira verdadeira; pois "por seus frutos os conhecereis". Mat. 7:16. São ramos secos. ...A conversão tem-se tornado uma perplexidade para muitos, por causa das doutrinas de molde a confundir que são ensinadas quanto ao que é religião. Ir a Cristo quer dizer algo mais que pertencer à igreja. Muitos há cujos nomes estão registrados nos livros da igreja, mas não no livro da vida do Cordeiro. Ir a Cristo não requer penoso esforço mental e agonia. É simplesmente aceitar os termos da salvação os quais Deus fez claros em Sua Palavra. Review and Herald, 14 de fevereiro de 1888.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Que dois acontecimentos se dará quando Cristo vier?
O grande dia do Senhor está perto, às portas. Quando Cristo aparecer nas nuvens do céu, os que não O buscaram de todo o coração, os que se deixaram enganar, certamente perecerão. Nossa única segurança encontra-se no arrependimento e na conversão, e no cancelamento dos pecados. Os que agora buscarem fervorosamente ao Senhor, humilhando o coração diante dEle e abandonando seus pecados, irão, mediante a santificação pela verdade, ser habilitados a unir-se com os membros da família real, e verão o Rei em Sua formosura. ...Quaisquer que sejam as suas realizações educacionais, unicamente aquele que compreende sua responsabilidade para com Deus e que é guiado pelo Espírito Santo pode ser um mestre eficiente ou ser bem-sucedido em conquistar para Deus os que são postos sob sua influência. O Cuidado de Deus - MM de 1995, pág. 278.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Como pode os pais colaborarem para o êxito da igreja?
Oh, se tão-somente as mães trabalhassem com sabedoria, com calma e determinação para educar e vencer o temperamento carnal dos filhos, que quantidade de pecado seria cortada ao nascer, e que grande número de casos de disciplinas na igreja seriam poupados! ... Muitas almas estarão eternamente perdidas devido à negligência dos pais quanto a disciplinar devidamente os filhos e lhes ensinar a submissão à autoridade na juventude. Desculpar as faltas e acalmar as explosões de ira não é pôr o machado à raiz do mal, antes causa a ruína de milhares de almas. Oh, como responderão os pais a Deus por essa terrível negligência de seu dever! Testimonies, vol. 4, págs. 92 e 93.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Publicado em 17/02/2019