A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
Domingo: 8/12______________________________Ano bíblico: I Timóteo
1ª – Porque o homem passa a ver sua autoestima e deixa que isto domine sua vida?
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1Pedro 4:7.
Se o amor ao mundo, a autoestima ou qualquer pensamento ou ação corrompidos obtiverem vitória sobre nós, perderemos a confiança em Jesus ou em nós mesmos? Será que isso aconteceu por uma falha da parte de Cristo em não nos suprir com Sua graça? Não; isso aconteceu porque não fizemos o que o Senhor nos disse para fazer: “Vigiai em oração” “a todo tempo, orando” “Orai sem cessar” (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Segunda-feira: 9/12_________________________Ano bíblico: II Timóteo
2ª – Podemos ser sadios se não nos dedicarmos a orar?
Como podemos ser espiritualmente sadios se não orarmos e não mantivermos uma ligação com Cristo, a Fonte de toda luz, vida e poder espirituais? ... Ele é o pão que desceu do Céu. Sejamos praticantes de Sua palavra e teremos vida e poder espirituais. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
3ª – Que devemos fazer para sermos amigo íntimo de Deus?
Devemos nos posicionar como suplicantes diante de Deus, pois a oração nos coloca em contato imediato com Ele por meio de Jesus Cristo. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Terça-feira: 10/12________________________________Ano bíblico: Tito
4ª – Que acontece se o cristão não obedece às ordens de seu Capitão?
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. Lucas 6:49.
Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se o cristão fracassa é porque não obedece às ordens de seu Capitão. Está desprevenido; não é semelhante a Cristo. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
5ª – O que faz a negligência da oração?
E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação. Lucas 22:46.
A negligência da oração representa um desastre para a vida espiritual, pois somos levados a cair desatentamente em tentação. Mas, se cairmos, não devemos perder a confiança em Deus; percamos a confiança em nós mesmos e nos aproximemos ainda mais de Cristo. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Quarta-feira: 11/12___________________________Ano bíblico: Filemom
6ª – Quem não deve ser culpado do fracasso? Quem é o culpado então?
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas como um vento nos arrebatam. Isaias 64:6.
Cristo não deve ser culpado pelos resultados da negligência e da indecisão do ser humano. Ele, que entregou a vida para salvar o ser humano caído, reconhece o valor de cada pessoa. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Quinta-feira: 12/12________________________Ano bíblico: Hebreus 1-3
7ª – O que Cristo nunca faz?
Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel: tudo se cumpriu. Josué 21:45.
Ele nunca falhará em cumprir a parte dEle, tampouco ficará desanimado. Jamais abandonará no conflito aquele que erra e que é tentado e provado. “A minha graça te basta” (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
8ª – O que o Senhor não permitirá?
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:18.
“Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” Ele mede e pesa cada prova antes de permitir que ela sobrevenha. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Sexta-feira: 13/12_________________________Ano bíblico: Hebreus 4-6
9ª – O que a oposição nos faz?
A oposição que enfrentamos poderá ser benéfica para nós em muitos sentidos. Se for devidamente suportada, desenvolverá virtudes que nunca teriam aparecido se os cristãos nada tivessem a suportar. E a fé, a paciência, a clemência, a inclinação para as coisas celestiais, a confiança na Providência Divina e genuína compaixão para com os que erram são resultado de provações bem suportadas. “Deus é fiel e não permitirá que seja tentado além das vossas forças”. Ele mede e pesa cada prova antes de permitir que ela sobrevenha. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Sábado: 14/12____________________________Ano bíblico: Hebreus 7-9
10ª – Até onde seremos provados?
Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não. 2 Coríntios 1:18.
Se a Palavra for recebida em um coração honesto e bom, a personalidade inflexível será vencida, e a fé, apegando-se às promessas e confiando em Jesus, será triunfante. “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças”. Ele mede e pesa cada prova antes de permitir que ela sobrevenha. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Publicado em 17/03/2014