A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
1 – Como podemos preparar nosso caráter para uma vida futura?
Muitos estragam sua boa disposição pelo comer impróprio. Devemos ser tão cuidadosos em aprender as lições da reforma de saúde como o somos em ter nossos estudos devidamente preparados; pois os hábitos que adotamos nesta direção ajudam a formar nosso caráter para a vida futura. É possível a alguém danificar sua experiência espiritual pelo uso incorreto do estômago. CRA 126.
2 – Que deve ser feito na hora da refeição?
Na hora das refeições deixai de parte preocupações e cuidados. Não estejais apressados, mas comei lenta e alegremente, com o coração cheio de reconhecimento para com Deus por todas as Suas bênçãos. E não vos ocupeis em trabalho cerebral imediatamente depois de uma refeição. CSS 565.
3 – Como deve ser a hora da refeição?
A hora da refeição deve ser uma oportunidade para comunhão e refrigério social. Tudo que possa acabrunhar ou irritar deve ser banido. Acariciem-se pensamentos de confiança, afabilidade, gratidão para com o Doador de todo o bem, e a conversa será animada. Será uma torrente deleitável de idéias que nos reerguerá sem que nos canse. OC 387.
4 – Que deve ser deixado de lado na hora da refeição?
A mesa não é um lugar em que a rebelião deva ser cultivada nos filhos por alguma atitude irrazoável seguida pelos pais. Toda a família deve comer com alegria, com gratidão, lembrando-se de que os que amam e obedecem a Deus participarão da ceia nupcial do Cordeiro no reino de Deus, e de que Jesus mesmo os servirá. OC 387.
5 – Como deve ser considerada essa questão?
Essas coisas não são questão de pequena importância. De vemos dar-lhes atenção, se queremos dar aos vários ramos da obra vigor saudável e o devido tom. CSS 565.
6 – Que deve ser feito após a refeição?
Fazei um exercício moderado, e dai ao estômago um pouco de tempo para começar seu trabalho. O exercício é importante para a digestão, bem como para a saudável condição do corpo e da mente. Necessitais de exercício físico. Movimentai-vos e agis como se fôsseis de pau, como quem não possui nenhuma elasticidade. Exercício ativo, saudável, é o que necessitais. Isso revigorará a mente. CRA 103.
7 – Que acontece quando iniciamos nossos trabalhos logo após a refeição?
A força do cérebro é chamada ao exercício ativo, a fim de auxiliar o estômago; logo, quando a mente ou o corpo são sobrecarregados pesadamente depois da refeição, o processo de digestão é atrapalhado. A vitalidade do organismo, necessária ao desempenho do trabalho em uma direção, é desviada e posta a atuar em outra direção. Nem em estudo nem em exercício violento deve alguém empenhar-se imediatamente após uma refeição pesada; isso seria uma violação das leis do organismo. Logo após a refeição há um grande consumo de energia nervosa. CRA 103.
8 – Que relação tem a saúde com coisas espirituais?
Necessitais de mente clara, enérgica, a fim de apreciar o exaltado caráter da verdade, apreciar a expiação, e dar a devida estima às coisas eternas. Se seguis uma errônea direção, e condescendeis com errados hábitos no regime alimentar, enfraquecendo assim as energias mentais, não dareis à salvação e à vida eterna aquele alto apreço que vos inspirará a pôr a vida em conformidade com a vontade de Deus, àqueles diligentes, abnegados esforços que são requeridos por Sua Palavra, e necessários para dar-vos o preparo moral para o último toque da imortalidade. CSS 566.
9 – Que valor tem a nossa saúde?
A saúde é uma bênção inestimável, e mais intimamente relacionada com a consciência e a religião, do que muitos imaginam. Afeta grandemente a capacidade de uma pessoa. OE 242.
Publicado em 06/03/2014