A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
Domingo: 1/12____________________________Ano bíblico: Gálatas 4-6
1ª – Como fica o semeador ao ver a verdade sendo aceita?
Que alento saber que o semeador nem sempre será desapontado. A semente, às vezes, é recebida pelo coração sincero. O ouvinte compreende a verdade e não resiste ao Espírito Santo nem recusa receber a impressão da verdade sobre o coração. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Segunda-feira: 2/12_________________________Ano bíblico: Efésios 1-3
2ª – O que faz aquele que recebe a verdade?
E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26.
Ele recebe a verdade no coração e ela realiza uma obra transformadora em seu caráter. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
3ª – Pode ele mudar o coração?
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3.
Ele não é capaz de mudar o próprio coração, mas o Espírito Santo, através de sua obediência à verdade, santifica-o. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Terça-feira: 3/12___________________________Ano bíblico: Efésios 4-6
4ª – O evangelho deve ser pregado para quem?
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13.
Um coração bom não significa um coração sem pecado, pois o evangelho deve ser pregado ao perdido. Jesus disse: “Não vim chamar justos, e sim pecadores” (Review and Herald, 28 de junho de 1892). O "coração honesto e bom" (Lucas 8:15), do qual fala a parábola, não é um coração sem pecado, pois o evangelho deve ser pregado aos perdidos. Cristo disse: "Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores." Marcos 2:17. Quem se rende à convicção do Espírito Santo é o que tem coração honesto. Reconhece sua culpa e sente-se necessitado da misericórdia e do amor de Deus. Tem desejo sincero de conhecer a verdade para obedecer-lhe. O bom coração é um coração crente, que deposita fé na Palavra de Deus. (Parábolas de Jesus pág. 59).
5ª – O que vê o pecador?
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Salmos 51:1.
O pecador condenado se vê como transgressor no grande espelho moral, a santa lei de Deus. Contempla o Salvador, na cruz do Calvário, e indaga a razão de ter sido feito tão grande sacrifício. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Quarta-feira: 4/12___________________________Ano bíblico: Filipenses
6ª – Qual o propósito de Cristo morrer na cruz?
E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo: porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47.
A cruz aponta para a santa lei de Deus, que foi transgredida. Foi para salvar o transgressor da ruína que Aquele que era igual a Deus ofereceu Sua vida no Calvário. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Quinta-feira: 5/12_________________________Ano bíblico: Colossenses
7ª – Qual é o único meio de alcançarmos perdão?
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaias 53:4.
A lei não tem poder para perdoar o malfeitor, mas Jesus tomou sobre Si os pecados do transgressor, e assim como o pecador exercia fé nEle como seu sacrifício, Cristo atribui Sua justiça ao culpado. Há apenas um caminho para a salvação desde os dias de Adão. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
8ª – A quem somente podemos olhar para obtermos salvação?
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Romanos 5:11.
“Abaixo do Céu não existe outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Não temos razão para temer, enquanto mantivermos o olhar fixo em Jesus, crendo que Ele é capaz de salvar todos os que se achegam a Ele. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Sexta-feira: 6/12______________________Ano bíblico: I Tessalonissenses
9ª – O que faz a fé ativa?
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões. Hebreus 11:33.
Como resultado da fé ativa em Cristo, entramos em guerra moral com o mundo, a carne e o diabo. Se travarmos essa guerra munidos de nossa própria sabedoria, nossa habilidade humana, certamente seremos vencidos; mas, se exercitarmos a fé viva em Cristo e praticarmos a piedade, entenderemos o significado de ser santificados pela verdade e não seremos vencidos no conflito, pois anjos celestiais estarão acampados ao nosso redor. Cristo é o Capitão da nossa salvação. Ele é quem fortalece Seus seguidores para o conflito moral que eles se comprometem a travar. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Sábado: 7/12________________________Ano bíblico: II Tessalonissenses
10ª – O que faz aqueles que se alimentam das Escrituras?
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida. João 5:24.
Aquele que abre as Escrituras e se alimenta do maná celestial torna-se participante da natureza divina. Ele não possui vida ou experiência separadamente de Cristo. E sabe que, no caráter, precisa ser semelhante Àquele em quem Deus Se compraz. (Review and Herald, 28 de junho de 1892).
Publicado em 17/03/2014