A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
Domingo: 17/11__________________________Ano bíblico: Romanos 5-7
1ª – Como se encontra a semente lançada no meio de pedras?
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. Mateus 13:5,6.
A semente lançada no pedregal encontra solo pouco profundo. A planta brota rapidamente, mas as raízes não podem penetrar no rochedo a fim de obter nutrição para sustentar seu crescimento, e logo perece. Muitos que professam religião são ouvintes de pedregais. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
Segunda-feira: 18/11_____________________Ano bíblico: Romanos 8-10
2ª – Como pode essa alma ser convencida?
Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende. Mateus 13:20,21.
Essa classe pode ser convencida com facilidade, mas só possui religião superficial. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
3ª – Como são aqueles que recebem a verdade com alegria?
Existem aqueles que recebem a preciosa verdade com alegria; são excessivamente zelosos e se admiram de que nem todos sejam capazes de enxergar as coisas que lhes são tão claras. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
Terça-feira: 19/11______________________Ano bíblico: Romanos 11-13
4ª – Que fazem os que têm uma religião superficial?
A tua boca te condena, e não eu, e os teus lábios testificam contra ti. Jó 15:6.
São rápidos em condenar o hesitante e aqueles que cuidadosamente avaliam as evidências da verdade e consideram todos os seus aspectos. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
5ª – O que ocorre nos tempos de provações?
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. I Timóteo 3:10.
No entanto, no momento da provação, esses entusiastas geralmente vacilam e fracassam. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
Quarta-feira: 20/11______________________Ano bíblico: Romanos14-16
6ª – Como deve ser os cristãos verdadeiros?
Porque serão como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:8.
Como as raízes de uma planta que penetram o solo para sugar a umidade e os nutrientes da terra, deve o cristão permanecer em Cristo e absorver a seiva e os nutrientes que dEle emanam, assim como os ramos da videira, até que não possa ser pelas provações desviado da Fonte de sua força. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
Quinta-feira: 21/11______________________Ano bíblico: I Coríntios 1-4
7ª – O que pode fazer os ouvintes dos pedregais?
A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos tolos é enganar. Provérbios 14:8.
Os ouvintes de pedregais podem se regozijar por um período, pois pensam que a religião é algo que os libertará da prova e de toda dificuldade. Eles não avaliaram o risco. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
8ª – Como Cristo representou os ouvintes dos pedregais?
Os que foram representados por Cristo como ouvintes de pedregais confiavam em suas boas obras, em seus bons impulsos. Confiavam na própria força e justiça. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
Sexta-feira: 22/11_______________________Ano bíblico: I Coríntios 5-7
9ª – Como encontravam estes ouvintes?
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11.
Não sentiam que a eterna vigilância era o preço de segurança. Poderiam ter se revestido de toda a armadura de Deus e ser capacitados a oferecer resistência aos enganos do inimigo. (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
Sábado: 23/11_________________________Ano bíblico: I Coríntios 8-10
10ª – O que seria para eles a verdade?
O receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro. Provérbios 29:25.
As ricas e abundantes promessas de Deus foram proferidas em seu benefício e, ao crer na Palavra de Deus, teriam sido revestidos com um “assim diz o Senhor” e habilitados a se opor a cada artimanha maliciosa do adversário; pois, ao atacar o inimigo como uma inundação, o Espírito do Senhor levantaria contra ele uma bandeira em nosso favor (Review and Herald, 7 de junho de 1892).
Publicado em 17/03/2014