Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1 - Qual o perigo de nos associar com os que não tomam uma decisão firme em seguir a Cristo?
Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Lucas 11:23
Todos os que não são decididos seguidores de Cristo, são servos de Satanás. No coração não regenerado há amor ao pecado e disposição para acariciá-lo e desculpá-lo. No coração renovado há ódio e decidida resistência ao pecado. Quando os cristãos escolhem a sociedade dos ímpios e incrédulos, expõem-se à tentação. Satanás esconde-se das vistas, e furtivamente estende sobre os olhos deles seu véu enganador. Não podem ver que tal companhia é calculada a fazer-lhes mal; e ao mesmo tempo em que constantemente vão assimilando o mundo, no que respeita ao caráter, palavras e ações, mais e mais cegos se tornam. O Grande Conflito, pág. 508.
2 - Pode haver harmonia entre os seguidores de Cristo e os de Satanás?
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo II Coríntios 6:14-16.
É manifesta em relação aos seguidores de Cristo, a mesma inimizade demonstrada para com o Mestre. Quem quer que veja o caráter repelente do pecado, e na força do alto resista à tentação, certamente suscitará a ira de Satanás e de seus súditos. Ódio aos puros princípios da verdade, e opróbrio e perseguição a seus defensores, existirão enquanto houver pecado e pecadores. Os seguidores de Cristo e os servos de Satanás não podem harmonizar-se. O agravo da cruz não cessou. "Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." II Tim. 3:12. O Grande Conflito pág. 507.
3 - Que obra Satanás está fazendo afim de derrotar os que procuram se santificar a cada dia?
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16.
Satanás bem sabe que todos quantos ele puder levar a negligenciar a oração e o exame das Escrituras, serão vencidos por seus ataques. Portanto, inventa todo artifício possível para ocupar a mente. Sempre houve uma classe que, mostrando-se embora muito piedosos, ao invés de prosseguir no conhecimento da verdade, fazem consistir sua religião em procurar algum defeito de caráter ou erro de fé naqueles com quem não concordam. Tais pessoas são a mão direita de Satanás. Os acusadores dos irmãos não são poucos; e estão sempre em atividade quando Deus está a operar e Seus servos Lhe estão prestando verdadeira homenagem. O Grande Conflito, pág. 519.
4 - Que astúcia usa o inimigo com aqueles que são voluntários a seu serviço? Quando que inicia o conflito desta pessoa com Satanás?
Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Romanos 6:20,21.
Temos um poderoso inimigo. ... Quando os homens se entregam para ser servos de Satanás, ele não manifesta para com eles a inimizade que mostra para com os que usam o nome de Cristo, e se entregam ao serviço de Deus. Odeia-os com ódio mortal. Sabe que pode ofender a Jesus levando-os a ficar sob o domínio de seus enganos, prejudicando-os, enfraquecendo-lhes a fé. ... Satanás permite que os que se acham presos ao carro como cativos tenham certo grau de descanso, pois são voluntários servos seus; sua inimizade, porém, é suscitada quando a mensagem de misericórdia atinge esses cativos ligados, e eles procuram arrancar-se de seu poder a fim de seguir o Pastor verdadeiro. ... O conflito entre a pessoa e Satanás se inicia quando o cativo começa a dar fortes puxões na corrente, e anela ser livre; pois é então que o agente humano começa a cooperar com os seres celestes, quando a fé se agarra a Cristo.Filhos e Filhas de Deus- MM 1956, pág. 210.
5 - Que advertência temos do passado, para não cairmos nos mesmos enganos?
Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador.João 18:40.
Pastores não santificados estão se arregimentando contra Deus. Estão a um tempo louvando a Cristo e ao deus deste mundo. Ao passo que professam receber a Cristo, abraçam Barrabás, e por seus atos dizem: "Este não, mas Barrabás!" João 18:40. Atentem bem todos quantos lêem estas linhas. Satanás vangloriou-se do que lhe é possível fazer. Ele cuida em dissolver a união que Cristo em oração pediu que existisse em Sua igreja. Diz ele: "Irei e serei um espírito de mentira para enganar os que puder, para criticarem, e condenarem e falsearem." Sejam os filhos do engano e falso testemunho agasalhados por uma igreja que tem tido grande luz, grande evidência, e essa igreja desfar-se-á da mensagem que o Senhor lhe enviou e acolherá as mais desarrazoadas afirmações, e falsas suposições, e falsas teorias. Satanás ri-se de sua loucura; pois ele sabe o que é a verdade. Muitos se levantarão em nossos púlpitos tendo nas mãos a tocha da falsa profecia, acesa na infernal tocha de Satanás.Testemunhos para Ministros, pág. 409.
6 - Que fazer diante dos ardis do inimigo?
Como guardaste a palavra da Minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra. Apoc. 3:10.
Satanás está agora empenhado mais seriamente do que em qualquer outro tempo, em jogar a partida da vida com o ser humano; e a menos que estejamos constantemente em guarda, ele firmará em nosso coração o orgulho, o amor-próprio, o amor do mundo, e muitos outros maus traços. Ele usará também todos os ardis possíveis para transtornar nossa fé em Deus e nas verdades de Sua Palavra. Se não tivermos uma profunda experiência nas coisas divinas, se não possuirmos um perfeito conhecimento de Sua Palavra, seremos imbuídos, para nossa ruína, pelos erros e enganos do inimigo. Doutrinas falsas arruinarão os alicerces da pessoa que não aprendeu a discernir do erro a verdade. Nossa única salvaguarda contra os ardis de Satanás é estudar diligentemente as Escrituras, ter uma inteligente compreensão das razões de nossa fé, e cumprir fielmente todo dever conhecido. A condescendência com um só pecado conhecido acarretará fraqueza e trevas, sujeitando-nos a ferozes tentações. ...Nos Lugares Celestiais – MM 1968, pág. 348.
7 - Quando uma obra é feita a fim de advertir o povo de Deus mas é rejeitada, que acontece?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Marcos 7:6.
O Espírito de Deus, que impulsiona a aceitar a reprovação, é espezinhado, ao passo que os servos de Satanás triunfam. Deus é desonrado, a verdade tornada de nenhum efeito.II Testemunhos Seletos, pág. 65.
Publicado em 17/02/2019