Quando iluminado pelo Espírito, o crente contempla a perfeição de Jesus, reconhece seu próprio pecado e incapacidade, mas encontra em Cristo inocência e poder infinito. Ele se alegra profundamente pelo sacrifício de Cristo, que nos concede Sua justiça. O eu se torna insignificante; Jesus é tudo.
Domingo: 10/11____________________________Ano bíblico: Atos 13-15
1ª – O que tinha Jesus para apresentar aos discípulos? Porque não pode apresentá-los?
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. João 16:12.
O Senhor Jesus tinha verdades preciosas para apresentar aos Seus discípulos, mas não pôde revelá-las até que a mente deles estivesse em condições de compreender o significado daquilo que Ele desejava ensinar. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
Segunda-feira: 11/11________________________Ano bíblico: Atos 16-18
2ª – O que fez Jesus então?
Embora Cristo tenha revelado coisas grandes e maravilhosa à mente de Seus discípulos absteve-Se de dizer muitas que não podiam ser compreendidas por eles. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
3ª – O que havia na mente dos discípulos que impediu Jesus de revelar tudo o que tinha para dizer?
“Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”. Ideias terrenas,coisas temporais ocupavam um espaço tão grande na mente deles que não conseguiam entender, na época, a natureza elevada e o caráter santo do reino de Cristo, apesar de Ele tê-lo apresentado em termos claros. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
Terça-feira: 12/11__________________________Ano bíblico: Atos 19-21
4ª – Por qual outra razão foram barrados de ouvir as outras verdades?
Devido à interpretação erronia que previamente tinham das profecias, devido aos costumes e às tradições de homens apresentados e impostos pelos sacerdotes, a mente deles havia se tornado confusa e endurecida para a verdade. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
Quarta-feira: 13/11_________________________Ano bíblico: Atos 22,23
5ª – Quais eram as verdades?
Que verdade Jesus reteve pelo fato de eles ainda não estarem prontos para compreender? As verdades mais espirituais e gloriosas a respeito do plano da redenção. As palavras de Cristo, que o Consolador trouxe novamente à mente dos discípulos após Sua ascensão, levaram-nos a refletir com mais cuidado e a orar com mais fervor a fim de que pudessem compreender as Palavras do Mestre e proclamá-las ao mundo. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
Quinta-feira: 14/11_________________________Ano bíblico: Atos 24-26
6ª – Quem somente poderia habilitá-los?
Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Atos 8:15.
Somente o Espírito Santo podia habilitá-los a reconhecer o significado do plano da redenção. As lições de Cristo, enviadas ao mundo por meio do testemunho inspirado dos discípulos, possuem um significado e valor muito além daquele que o leitor casual das Escrituras pode lhes conferir. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
7ª – Como Jesus procurou esclarecê-los?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. Mateus 13:11.
Cristo procurou tornar claras Suas lições por meio de ilustrações e parábolas. Ele apresentou as verdades bíblicas como um tesouro escondido em um campo que, ao ser descoberto, aquele que o encontra sai e vende tudo o que possui a fim de comprá-lo. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
Sexta-feira: 15/11___________________________Ano bíblico: Atos 27,28
8ª – Como Jesus representa as pérolas da verdade? Como somente pode encontrar a verdade?
Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas. Mateus 13:45.
Cristo representa as pérolas da verdade não como estando expostas diretamente sobre a superfície, mas enterradas em solo profundo – como tesouros escondidos que devem ser procurados. Devemos cavar para encontrar as preciosas joias da verdade, assim como um homem cava uma mina. (Review and Herald, 14 de outubro de 1890).
Sábado: 16/11___________________________Ano bíblico: Romanos 1-4
9ª – Como devemos apresentar a verdade?
Ao apresentar a verdade aos outros, devemos seguir o exemplo de Jesus (Review and Herald, 14 de outubro de 1890). Quão cuidadosos devemos ser para, em cada palavra e ato seguir de perto o Modelo, para que nosso exemplo leve homens a Cristo. Com que cuidado devemos procurar apresentar a verdade de tal modo que os outros, contemplando-lhe a beleza e simplicidade, sejam levados a recebê-la. Se nosso caráter testifica de seu poder santificador seremos uma contínua luz aos outros. (II Testemunhos Seletos pág. 77).
Publicado em 17/03/2014