Quando iluminado pelo Espírito, o crente contempla a perfeição de Jesus, reconhece seu próprio pecado e incapacidade, mas encontra em Cristo inocência e poder infinito. Ele se alegra profundamente pelo sacrifício de Cristo, que nos concede Sua justiça. O eu se torna insignificante; Jesus é tudo.
1 - A quem o inimigo está colocando sob sujeição?
Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. II Pedro 2:19.
Satanás tem chamado este mundo de seu território. Aqui está a sua sede, e ele mantêm em sujeição a si mesmo todos os que recusam guardar os mandamentos de Deus e que rejeitam um claro “assim diz o Senhor”. Eles estão sob o estandarte do inimigo; pois há somente dois partidos no mundo. Todos se colocam sob o estandarte dos obedientes ou sob o estandarte dos desobedientes. Jesus está agora enviando Sua mensagem a um mundo caído. Ele Se deleita em tomar elementos aparentemente sem esperança — aqueles por cujo intermédio Satanás tem operado — e os torna o objeto de Sua graça. Tem prazer em livrá-los da ira que incidirá sobre os desobedientes. — Manuscrito 41, 1898.
2 - Qual a característica desta classe?
O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna. Provérbios 17:4.
Toda a sinagoga de Satanás busca descobrir faltas na vida dos que estão procurando representar a Cristo, e tira o máximo proveito de cada falha. Tende cuidado para que por vosso exemplo não ponhais outras almas em perigo. É coisa terrível perderdes a vossa própria alma; ainda mais terrível, porém, é seguirdes uma conduta que motive a perda de outras almas. É um terrível pensamento que vossa influência se torne um cheiro de morte para morte e, não obstante, isto é possível. Com que zelo santo, pois, não devemos manter em guarda nossos pensamentos, nossas palavras, nossos hábitos, nossas disposições e nosso caráter Deus requer santidade mais profunda e pessoal de nossa parte. Conselho Sobre Saúde, pág. 559.
3 - Como devemos agir com essa classe?
Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus. Salmos 119:115.
Aqui é realçado outra vez distintamente o mesmo princípio. Ninguém precisa cometer um erro. Se como crianças recém-nascidas desejais o genuíno leite da Palavra, para que por ele vos seja dado crescimento, não tereis apetite para participar de um prato de maledicência, mas todo alimento desta natureza será imediatamente rejeitado, pois os que provaram que o Senhor é bondoso não podem participar do manjar da tolice, da insensatez e da calúnia. Eles dirão resolutamente: "Leve esse prato embora. Não quero comer semelhante alimento. Ele não é o pão do Céu. Isto é comer e beber o próprio espírito do diabo, pois a sua ocupação é ser um acusador dos irmãos." Fundamentos da Educação Cristã, pág. 456.
4 - Quando se aproxima de vós essa classe de pessoas, qual deve ser o vosso pensamento?
Ouço as invectivas da multidão: Cerca-nos o terror! Denunciai-o! Vamos denunciá-lo! Os que eram meus amigos espiam-me agora os passos. Se cair em abusos, tiraremos vantagem, e dele nos vingaremos. Jeremias 20:10.
Quando se aproximam de vós os que vivem para conversar e que se acham preparados e equipados para dizer: "Conte e nós o contaremos", detende-vos a pensar se a conversação proporcionará auxílio e eficiência espirituais, para que em comunicação espiritual comais a carne e bebais o sangue do Filho de Deus. "E, chegando-vos para Ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa." I Ped. 2:4. Estas palavras dizem muito. Não devemos ser mexeriqueiros, bisbilhoteiros ou boateiros; não devemos dar falso testemunho. Somos proibidos por Deus de empenhar-nos em conversas frívolas e insensatas, em gracejos e pilhérias, ou proferir palavras ociosas. Temos de prestar contas a Deus do que dizemos. Seremos levados a juízo por nossas palavras precipitadas, que não fazem bem para quem fala ou para quem ouve. Falemos todos, portanto, palavras que sejam boas para edificação. Lembrai-vos de que sois valiosos para Deus.Fundamentos da Educação Cristã, pág. 458.
5 - Como os céus considera essa classe?
O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. Provérbios 16: 28.
Satanás trabalha para inserir-se em toda parte. Ele quer separar verdadeiros amigos. Há homens que sempre estão falando e bisbilhotando e dando falso testemunho, lançando as sementes da discórdia e causando disputas. O Céu considera esta classe como os mais eficientes servos de Satanás. Mas o homem que é difamado encontra-se numa posição muito menos perigosa do que quando é adulado e elogiado por alguns de seus esforços que parecem ser bem-sucedidos. O louvor de pretensos amigos é mais perigoso do que a censura. Testimonies, vol. 4, págs. 607.
6 - Que conselho a Palavra de Deus nos dá com relação a esta classe de pessoas?
Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Provérbios 4:14. Os ímpios são os que não amam nem obedecem aos mandamentos de Deus, mas andam contrariamente a eles. Dessa classe sois aconselhados a afastar-vos - a classe que Satanás emprega para extraviar a juventude. Seus conselhos, suas sugestões, são de natureza a considerar levemente o pecado, a ridicularizar a justiça. ... Esses são apresentados como estando no caminho dos pecadores, levando-os sempre para fora do reto caminho do dever e da obediência aos mandamentos de Deus, por caminhos de desobediência. Não fosse por causa dos que andam errados e tentam outros a errar, muitos pecadores haveriam escolhido o caminho do dever, a vida de pureza e piedade. The Youth's Instructor, 20 de outubro de 1886.
7 - Qual o conselho para não nos tornar servos da desobediência?
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3.
Todo homem que enaltece a si mesmo remove o brilho de seus melhores esforços. Um caráter verdadeiramente nobre não condescenderá em ressentir-se das falsas acusações dos inimigos; toda palavra proferida se torna inofensiva, pois ela fortalece o que não pode destruir. O Senhor quer que Seu povo esteja firmemente unido com Ele, o Deus de paciência e amor. Todos devem manifestar em sua vida o amor de Cristo. Que ninguém se aventure a depreciar a reputação ou a posição de outrem; isto é egoísmo. ...Não faleis nunca desdenhosamente de algum homem; pois ele pode ser grande aos olhos do Senhor, ao passo que aqueles que se sentem grandes talvez sejam pouco estimados por Deus devido à perversidade de seu coração. Nossa única segurança está em prostrar-nos ao pé da cruz, ser pequenos aos nossos próprios olhos e confiar em Deus; pois só Ele tem poder para tornar-nos grandes. Cada um tem seu respectivo lugar e seu trabalho especial, e cada qual deveria compreender que a maneira como é realizado o seu trabalho precisa resistir à prova do Juízo. Testimonies, vol. 4, págs. 607 e 608.
Publicado em 17/02/2019