Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1 – Que prejuízo traz alimentos estimulantes à saúde?
Sob a denominação de estimulantes e narcóticos se acha classificada grande variedade de artigos que, embora usados como comida ou bebida, irritam o estômago, envenenam o sangue e excitam os nervos. Seu uso é um verdadeiro mal. Muitos procuram a excitação dos estimulantes porque, no momento, são aprazíveis os resultados. Há sempre, porém, uma reação. O uso de estimulantes não naturais tende sempre ao excesso, sendo agente ativo em promover a degeneração e a ruína. CBV 325.
2 – Cite alguns exemplos de alimentos considerados estimulantes?
Os condimentos são prejudiciais em sua natureza. A mostarda, a pimenta, as especiarias, os picles e coisas semelhantes irritam o estômago e tornam o sangue febril e impuro. O estado de inflamação do estômago do bêbado é muitas vezes pintado para ilustrar os efeitos das bebidas alcoólicas. Condição semelhante de inflamação é produzida pelo uso de condimentos irritantes. CBV 325.
3 – Quando se inicia esse processo de intemperança?
Muitas vezes, a intemperança começa no lar. Pelo uso de alimentos condimentados, não saudáveis, enfraquecem-se os órgãos digestivos, criando-se um desejo de comida ainda mais estimulante. Assim se educa o apetite a desejar continuamente alguma coisa mais forte. A exigência dessas substâncias torna-se mais freqüente e mais irresistível. CBV 334.
4 – Esse tipo de alimento dados às crianças qual seu efeito?
Os pratos são altamente temperados com sal e pimenta, ocasionando sede quase intolerável. ... Esses pratos irritariam e inflamam as delicadas membranas do estômago. ... Tal é a comida comumente servida nas mesas da moda, e dada às crianças. Seu efeito é causar nervosismo e criar uma sede que a água não pode extinguir. ... CRA 340.
O alimento deve ser preparado da maneira mais simples possível, livre de condimentos e especiarias, e mesmo de indevida porção de sal. CRA 340.
5 – Qual o falso sentimento que esses alimentos apresentam?
Como esses estimulantes produzem no momento resultados tão agradáveis muitos chegam à conclusão de que realmente deles necessitam, e continuam a usá-los. Há sempre, porém, uma reação. O sistema nervoso, havendo sido indevidamente estimulado, tomou emprestado para o uso presente, energias reservadas para o futuro. CSS 124.
6 – Efeitos dos estimulantes podem afetar a mente?
O efeito dos estimulantes e narcóticos é diminuir a força física, e tudo o que afete o corpo afetará a mente. Pode um estimulante despertar por algum tempo as energias e produzir atividade mental e física; mas quando a hilariante influência desaparece, tanto o espírito como o corpo estarão em piores condições que antes. As bebidas intoxicantes e o fumo têm-se demonstrado uma terrível maldição para nossa raça, não somente enfraquecendo o corpo e confundindo a mente, mas rebaixando a moral. OC 405.
7 – Tem os alimentos estimulantes efeito viciantes?
A exigência de estimulantes se torna cada vez mais difícil de controlar, até que a vontade é vencida, parecendo não haver poder capaz de negar a satisfação do forte apetite contrário à natureza. São exigidos estimulantes mais fortes e ainda mais fortes, até que a natureza exausta já não pode corresponder. CBV 327.
8 – Quais as terríveis conseqüências desses estimulantes?
A natureza necessita de tempo para recuperar as exaustas energias. Quando suas forças são aguilhoadas pelo uso de estimulantes, conseguir-se-á mais durante algum tempo; mas, à medida que o organismo se enfraquece mediante o uso contínuo, torna-se gradualmente mais difícil erguer as energias ao desejado nível. CBV 327.
9 – Como se torna a natureza quando perdemos o domínio da razão?
Ao ser posto de lado o domínio da razão, preponderarão as paixões animais. Quanto mais livremente forem usados esses venenos, tanto mais brutal se tornará a natureza. OC 405.
Publicado em 06/03/2014