A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
1-Que maravilhoso trabalho faz o Espírito Santo na alma do crente?
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;Col, 1: 10.
Quando o pecador vê o Salvador morrendo sobre a cruz, sob a maldição do pecado, em seu lugar, contemplando Seu amor perdoador, desperta-se-lhe no coração o amor. O pecador ama a Cristo, porque Cristo o amou primeiro, e o amor é o cumprimento da lei. A alma arrependida reconhece que Deus "é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça". I João 1:9. O Espírito de Deus opera na alma do crente, habilitando-o a avançar de um aspecto de obediência para outro, alcançando então cada vez mais força e mais graça, em Jesus Cristo. Review and Herald, 1º de novembro de 1892.
Segunda-feira: 02/05____________________ Ano bíblico: I Crônicas 4-6
2- Que acontece aos que buscam pelo Espírito Santo?
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13.
Aos que Lho pedem, comunica Jesus o Espírito Santo; pois é necessário que todo crente seja liberto da poluição, assim como da maldição e condenação da lei. Mediante a obra do Espírito Santo e a santificação da verdade, o crente torna-se habilitado para as cortes celestiais; pois Cristo opera em nós, e Sua justiça sobre nós está. Sem isso, alma alguma terá direito ao Céu. Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 394 e 395.
3-Como se opera esse processo?
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.
Só podemos fazer isto ao nos apegarmos, pela fé, à justiça de Cristo. Contemplando a Jesus receberemos no coração um princípio vivo e que se expande, e o Espírito Santo continua a obra, e o crente prossegue de graça em graça, de força em força, de caráter em caráter. Ele se conforma à imagem de Cristo até que, no crescimento espiritual, alcança a medida da plena estatura de Cristo Jesus. Assim Cristo põe fim à maldição do pecado e livra a alma crente de sua ação e efeito. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 394.
4-Somente como poderemos conseguir a vitória?
Mas, graças a Deus, que nos dá a vitória, por nosso Senhor Jesus Cristo.1Cor, 15:57
Deus guia Seu povo passo a passo. A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Nesta guerra não há trégua; o esforço deve ser contínuo e perseverante. É por incessante empenho que mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. A integridade cristã deve ser buscada com irresistível energia e mantida com resoluta fixidez de propósito. Testimonies, vol. 8, pág. 313.
5-Como se desenvolve esse processo na vida do cristão?
Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizeram tropeçar alguém. Prov. 4:18
As preciosas graças do Espírito Santo não são desenvolvidas num instante. Ânimo, firmeza, mansidão, fé, inabalável confiança no poder de Deus para salvar, são adquiridos mediante a experiência de anos. Os filhos de Deus devem selar seu destino por uma vida de santo esforço e firme adesão ao que é reto. Recebereis Poder, pág. 69.
6-Que parte desenvolve os anjos nesta obra?
Não são, porventura, todos eles, espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão-de herdar a salvação?Heb. 1:14
Não temos tempo a perder. Não sabemos quão presto nosso tempo de graça se poderá encerrar. A eternidade estende-se diante de nós. A cortina está a ponto de se erguer. Cristo virá em breve. Os anjos de Deus estão procurando desviar nossa atenção de nós mesmos e das coisas terrenas. Não os façais trabalhar em vão. Testimonies, vol. 8, págs. 313.
7- Que devemos fazer constantemente?
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à dextra de Deus.Col, 3:1-2.
A fim de produzir muito fruto, temos de aproveitar ao máximo nossos privilégios e oportunidades, tornando-nos cada vez mais inclinados para as coisas espirituais. Devemos deixar de lado toda vulgaridade, todo orgulho, toda mundanidade, e receber diariamente auxílio divino. Para crescer espiritualmente, deveis empregar todos os meios providos pelo evangelho e estar preparados para avançar em piedade pela influência do Espírito Santo; pois a semente se desenvolve da erva para o grão cheio por meios invisíveis e sobrenaturais. Signs of the Times, 3 de abril de 1893.
Publicado em 11/05/2016