A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
1 – Quais as conseqüências do excesso do açúcar no organismo?
Açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor. CRA 327.
2 – Como são considerados os alimentos onde os principais elementos são: leite, ovos e açúcar?
Em geral, usa-se demasiado açúcar no alimento. Bolos, pudins, massas folhadas, geléias e doces são causa ativa de má digestão. Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que o leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos. CRA 327.
3 – Se havemos de andar na luz que deve ser ensinado ao nosso povo? Que são alimentos desnecessários?
Se havemos de andar na luz a nós dada por Deus, precisamos educar nosso povo, adultos e jovens, a dispensar aquelas comidas que são ingeridas apenas por condescendência com o apetite. Nossos filhos devem ser ensinados a renunciarem às coisas desnecessárias como doces, chicletes, sorvetes e outras gulodices, para que possam pôr o dinheiro poupado por sua abnegação na caixa da renúncia, das quais deve haver uma em todo lar. Por essa maneira, grandes e pequenas quantias seriam economizadas para a causa de Deus. CRA 329.
4 – Que cuidado devemos ter quanto a alimentos preparados por fabricantes?
Não poucos entre os nossos, necessitam instrução acerca dos princípios da reforma de saúde. Há várias preparações inventadas por fabricantes de alimentos saudáveis, e recomendadas como perfeitamente inofensivas; tenho, porém, testemunho diverso a apresentar a esse respeito. Elas não são verdadeiramente saudáveis, e seu uso não deve ser estimulado. Precisamos apegar-nos mais estritamente a um regime simples de frutas, nozes, cereais e verduras. CRA 329.
5 – Que dizer das sobremesas, certo ou errado?
Muitas são as mesas em que, havendo o estômago recebido tudo quanto ele requer para levar avante seu trabalho de nutrir apropriadamente o organismo, vem outra série consistindo em tortas, pudins e caldas ricamente confeitadas. ... Muitos, se bem que já tenham comido bastante, ultrapassarão os limites, e comerão a tentadora. CRA 331.
6 – Que se tornou moda na família humana?
A família humana tem condescendido com um desejo crescente de comida requintada, até que se tornou moda acumular todas as iguarias possíveis no estômago.
Especialmente nas festas, condescende-se quase sem restrições com o apetite. CRA 332.
7 – Qual a conseqüência do apetite doentio?
Porque é moda, em conformidade com um apetite doentio, o bolo aprimorado, tortas, e pudins e tudo quanto é nocivo, é amontoado no estômago. A mesa precisa estar carregada de variedades, do contrário o apetite corrompido não se satisfaz. Pela manhã, esses escravos do apetite estão muitas vezes com mau hálito e têm a língua saburrosa. Não desfrutam saúde, e cogitam por que sofrem dores, dói-lhes a cabeça, e, sofrem vários males. CRA 332.
8 – Em vez de satisfazerem o gosto do estômago, esse tempo deveria ser consagrado a que?
O tempo ocupado em preparar comidas para satisfazer o gosto à custa do estômago, devia ser consagrado à instrução moral e religiosa de seus filhos. CRA 332.
9 – Como devemos agir quanto ao controle de nosso apetite?
Todo verdadeiro cristão terá controle sobre seus apetites e paixões. A menos que ele esteja livre da servidão do apetite, não pode ser fiel e obediente servo de Cristo. A condescendência com o apetite e as paixões embota o efeito da verdade sobre o coração. CRA 427.
Publicado em 06/03/2014