A escada é o meio de comunicação entre Deus e o homem. Como a escada, se bem que seu topo penetrasse no Céu, tinha sua base na Terra, assim Cristo, se bem que Deus, revestiu Sua divindade com a humanidade e no mundo foi “achado na forma de homem”.
1 - Que princípio estabeleceu Jesus ao cristão a fim de tornar desnecessário o juramento?
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37.
Mas se existe alguém que possa coerentemente testificar sob juramento, esse é o cristão. Ele vive constantemente como na presença de Deus, sabendo que todo pensamento está aberto perante os olhos daquele com quem temos de tratar; e, quando lhe é exigido fazer assim em uma maneira legal, é-lhe lícito apelar para Deus como testemunha de que o que ele diz é a verdade, e nada senão a verdade.Jesus estabeleceu então um princípio que tornaria desnecessário o juramento. Disse que a exata verdade deve ser a lei da linguagem. "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não." ... Mat. 5:37. O Maior Discurso de Cristo, pág. 67.
2- Como deve ser a vida do Cristão?
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. I Coríntios 9:27.
Tudo quanto os cristãos fazem deve ser tão transparente como a luz do Sol. A verdade é de Deus; o engano, em todas as suas múltiplas formas, é de Satanás. ... Não podemos falar a verdade, a menos que nossa mente seja continuamente dirigida por Aquele que é a verdade. O Maior Discurso de Cristo, pág. 67-68.
Reverenciai a Deus e Sua propriedade adquirida. Sede cuidadosos de vossas maneiras, porque sois representantes de Cristo. Guardai vossas palavras cuidadosamente, e labutai diligentemente pela convicção e conversão de pecadores. Mantende o coração elevado a Deus em oração. Quando vos são proferidas palavras indelicadas e inverídicas, não percais o controle de vós mesmos. Lembrai-vos de que "a resposta branda desvia o furor" (Prov. 15:1) e que o que domina o seu espírito é melhor do que o que toma uma cidade. Este Dia com Deus, pág. 68.
3-Como deve ser a linguagem do cristão?
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12.
Não se permita ser afetado pela linguagem ou os pensamentos de alguém, revelados em ações. Você deseja um Cristo que permaneça em sua vida. Ele o ama. Ele o atraiu com as cordas do Seu amor. Torne-se visível que a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Não haja discurso apressado, palavras baratas ou frases de gíria. Demonstre-se que você tem consciência de um Companheiro a quem você honra, e a quem não fará envergonhar-Se de você. Cristo Triunfante, pág. 42.
4-Através de que mostramos as qualidades de nossas obras?
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Tito 1:9.
A qualidade de nossas obras é revelada por nossas palavras. Quando nossas palavras e obras se harmonizam em Cristo, demonstramos que somos consagrados a Deus, aperfeiçoando a santidade no Seu temor. Ao nos entregarmos a Ele, de corpo, mente e espírito, o Senhor efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade. O amor de Cristo no coração é revelado pela expressão de louvor. Os que são consagrados a Deus demonstrarão isso por sua conversação santificada. Se o seu coração é puro, suas palavras serão puras, manifestando que um princípio elevado atua numa direção santificada. A mente se absorverá em santa contemplação, e haverá o senso da presença de Deus. Review and Herald, 18 de janeiro de 1898.
5-Como podemos oferecer uma custosa oferta a satanás? Qual seu resultado?
Cumpre submetermos um temperamento impulsivo, e dominar nossas palavras; e a esse respeito conseguiremos grandes vitórias. A menos que controlemos nossas palavras e nosso temperamento, somos escravos de Satanás. Achamo-nos sujeitos a ele. Ele nos leva cativos. Todas as palavras de altercação (Discussão), palavras desagradáveis, impacientes, irritadas, são uma oferta feita a sua satânica majestade. E é uma custosa oferta, mais custosa do que qualquer sacrifício que possamos fazer a Deus; pois ela destrói a paz e a felicidade de famílias inteiras, destrói a saúde, e é afinal causa de perder-se uma vida eterna de felicidade. I Testemunhos Seletos, pág. 108.
6- O que é manifesto no caráter e que tem grande influencia sobre as pessoas?
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. I Ped. 2:12.
O que quer que sejamos no coração manifestar-se-á no caráter, e terá influência em todos com quem nos associarmos. Nossas palavras, nossas ações, são cheiro de vida para vida, ou de morte para morte. E no juízo seremos levados face a face com aqueles a quem poderíamos haver ajudado a seguir caminhos retos, seguros, por meio de palavras escolhidas, de conselhos, caso tivéssemos dia a dia comunhão com Deus e um interesse vivo, permanente na salvação de suas almas.Nossa Alta Vocação,pág. 239.
7-Para que serve a restrição que a Palavra de Deus nos impõe?
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16.
A restrição que a Palavra de Deus nos impõe, é para nosso próprio bem. Essa restrição aumenta a felicidade de nossa família e de todos os que nos rodeiam. Apura-nos o gosto, santifica-nos o juízo e traz paz de espírito e, no fim, a vida eterna. Sob essa santa restrição, cresceremos em graça e humildade, e tornar-se-á mais fácil falar retamente. O temperamento natural, apaixonado, será mantido em sujeição. A presença constante do Salvador em nosso íntimo nos fortalecerá a cada hora. Anjos ministradores demorar-se-ão em nossa morada, e levarão alegremente para o Céu as novas de nosso progresso na vida divina, e o anjo relator fará um registro animador e feliz. I Testemunhos Seletos, pág. 108.
Publicado em 21/05/2015