A escada é o meio de comunicação entre Deus e o homem. Como a escada, se bem que seu topo penetrasse no Céu, tinha sua base na Terra, assim Cristo, se bem que Deus, revestiu Sua divindade com a humanidade e no mundo foi “achado na forma de homem”.
Domingo: 22/9______________________________Ano bíblico: Amós 5-9
1ª – O que fez Cristo por nós? Onde Ele era encontrado, Fazendo o que?
Nosso Redentor compreendia perfeitamente as necessidades dos homens. Nele, que consentiu em tomar sobre Si a natureza do homem, bem conhecia a fraqueza humana. Cristo viveu como exemplo nosso. Foi tentado em todos os pontos como o somos nós, para que socorresse a todos os tentados. Cristo tomou sobre Si as nossas enfermidades e, possuindo a fraqueza humana, precisou buscar forças do Pai. Muitas vezes era encontrado em fervorosa oração, no bosque, à margem do lago e nas montanhas. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
Segunda-feira: 23/9____________________Ano bíblico: Obadias e Jonas
2ª – O que leva a negligencia de vigilância?
É a negligência da vigilância e do exame profundo do coração que leva à presunção e ao orgulho espiritual. Sem que tenhamos uma profunda intuição de nossa necessidade de auxílio de Deus, haverá pouca oração fervorosa e sincera em busca de socorro divino. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
3ª – O que possui aquele que vigia incessantemente?
O incessante vigiar é de grande auxílio à oração. Aquele cuja mente gosta de se demorar em Deus possui defesa forte. Será ligeiro em perceber os perigos que ameaçam sua vida espiritual, e uma intuição de perigo o levará a invocar o auxílio e a proteção de Deus. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
Terça-feira: 24/9_________________________Ano bíblico: Miquéias 1-4
4ª – Quando é que a vida cristã parece em perigo?
Tempos há em que a vida cristã parece cercada de perigos, e difícil se afigura o cumprimento do dever. As nuvens, porém, que se formam em nosso caminho e os perigos que nos cercam jamais desaparecerão diante de um espírito hesitante, incrédulo e que negligência a oração. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
Quarta-feira: 25/9________________________Ano bíblico: Miquéias 5-7
5ª - O que diz os incrédulos em momentos assim?
Em momentos assim, diz o incrédulo: “Nunca poderemos transpor esses obstáculos; esperemos até que sejam removidos e vejamos claramente o caminho.” A fé, no entanto, insiste corajosamente em um avanço, esperando tudo, em tudo crendo. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
Quinta-feira: 26/9______________________________Ano bíblico: Naum
6ª – O que faz a oração para os que têm o temor do Senhor?
Por todos os que possuem o temor do Senhor, bem pode ser feita diariamente a oração para que Ele lhes preserve o coração de maus desejos e lhes fortaleça a vida para que resista à tentação. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
7ª – Qual a exortação da palavra de Deus?
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6:18.
A palavra de Deus nos exorta, dizendo que devemos ser achados “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança”. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
Sexta-feira: 27/9___________________________Ano bíblico: Habacuque
8ª – Qual a salvaguarda do cristão?
Eis ai a salvaguarda do cristão, sua proteção em meio aos perigos que circundam seu caminho (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
Sábado: 28/9________________________________Ano bíblico: Sofonias
9ª – O que não podemos negligenciar? Por quê?
Temos que orar em família; e, sobretudo não devemos negligenciar a oração secreta, pois ela é a vida da alma. (Review and Herald, 11 de outubro de 1881).
Publicado em 17/03/2014