Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1-Qual é uma de nossas maior necessidade?
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.
O que necessitamos é que o machado seja posto à raiz da árvore. Precisamos estar mortos para o mundo, mortos para o próprio eu, e vivos para Deus. Nossa vida deve estar escondida com Cristo em Deus, para que quando Ele Se manifestar, também sejamos manifestados com Ele, em glória. Precisamos chegar bem perto de Cristo, para que os homens conheçam que temos estado com Cristo e aprendido dEle. ... Mantende o olhar firmado em Cristo. Com humildade de espírito procurai a aproximação de Deus. Em palavras, na conduta, na vida, confessai a Cristo. Review and Herald, 10 de maio de 1892.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-O que significa colocar o machado à raiz da árvore?
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Coríntios 5:17.
Temos que apresentar os princípios da verdade e deixá-los atuar no coração do povo. Podemos colher as folhas de uma árvore tão frequentemente quanto nos agradar fazê-lo, mas isso não ocasionará a morte da árvore; na próxima estação as folhas surgirão outra vez, tão densas quanto antes. Se, porém, cortardes a machado a raiz da árvore, não somente as folhas cairão, mas a árvore morrerá. Os que aceitam a verdade por amor a ela, morrerão para o mundo, e se tornarão mansos e humildes de coração, à semelhança de seu divino Senhor. Logo que o coração esteja direito, a vestimenta, a conversação e a vida estarão em harmonia com a Palavra de Deus. Todos precisamos humilhar-nos sob a potente mão de Deus. Que Ele nos ajude a firmar os nossos pés na plataforma da verdade eterna. Historical Sketches, págs. 123 e 124.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Quando que inicia a união do homem com Cristo?
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. I João 5:4.
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; Mateus 3:8.
Temos de obter a vitória sobre o próprio eu, crucificar as paixões e concupiscências; e então começa a união da pessoa com Cristo. Como o ramo seco e aparentemente sem vida é enxertado na árvore viva, assim podemos tornar-nos ramos vivos da Videira Verdadeira. E o fruto que foi produzido por Cristo também será produzido por todos os Seus seguidores. Depois que é formada essa união, ela só pode ser preservada por diligente, contínuo e meticuloso esforço. Cristo exerce Seu poder para preservar e guardar esse vínculo sagrado, e o pecador dependente e desvalido precisa desempenhar sua parte com infatigável energia. ... Testimonies, vol. 5, págs. 46-48.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Com que é comparado essa transformação no coração do homem?
Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. Luc. 17:20 e 21.
E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26.
O reino dos Céus pode ser sentido, mas não é visível. A atuação interior do Espírito de Deus é comparada ao fermento. ... Com esta parábola, Cristo ilustra o coração humano. O fermento da verdade, atuando no íntimo, será revelado na vida. O coração precisa ser purificado de toda impureza e o homem tem de ser dotado de traços de caráter que o habilitem a prestar serviço para Deus em qualquer setor. É invisível o processo pelo qual o fermento transforma a massa de farinha em que foi introduzido, mas ele opera até que a farinha se converta em pão. Assim deve o Espírito de Deus efetuar uma modificação radical. Não são providas novas faculdades, mas ocorre uma modificação completa na aplicação dessas faculdades. As inclinações naturais são abrandadas e subjugadas. São implantados novos pensamentos, novas emoções, novos motivos. No entanto, embora toda faculdade seja regenerada, o homem não perde a sua identidade.Manuscrito 82, 1898.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Como fica o crente depois de transformado?
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:18.
A transformadora influência da verdade santifica o caráter. O crente ama os mandamentos de Deus. Sua condenação e seu temor são uma coisa. O amor de Cristo, revelado em Seu grande sacrifício para salvar o homem, destruiu todas as barreiras. O amor de Deus flui na vida, e a gratidão aparece no coração que era indiferente como uma pedra. Cristo crucificado, Cristo nossa justiça, ganha o coração e o leva ao arrependimento. Esse tema é tão simples que uma criança pode entendê-lo, os sábios e cultos se deleitam nele, quando o contemplam nas suas profundidades de sabedoria, amor e poder que nunca se podem sondar. General ConferenceBulletin, 28 de janeiro de 1893.
Lembremo-nos de que há necessidade de penas e línguas santificadas. Quando nós, como um povo, vivermos conforme a vontade de Deus, veremos os profundos movimentos de Seu Espírito. Muito então será feito por aqueles que nunca ouviram a verdade. Manuscrito 91, 1907.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-Qual passa ser o desejo desse homem?
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5:7.
A fim de ensinar aos homens e mulheres o nenhum valor das coisas terrestres, deveis encaminhá-los à fonte viva e levá-los a beberem de Cristo, até que o seu coração esteja repleto do amor de Deus, e Cristo seja neles uma fonte de água que salta para a vida eterna. Signsofthe Times, 1º de julho de 1889.
Limpai a fonte e puras serão as águas. Se reto for o coração, corretas hão de ser vossas palavras, vosso vestuário, vossas ações. I Testemunhos Seletos, 51.
Desejamos apresentar esta preciosa verdade ao povo que está escravizado pelo pecado. Que todos vejam que Cristo foi sacrificado por causa de suas transgressões, e deseja salvá-los. General ConferenceBulletin, 28 de janeiro de 1893.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-Como foi o colocar o machado à raiz da árvore nos dias dos reformadores? Qual foi o resultado?
Milhares foram levados a abraçar a verdade pregada por Guilherme Miller, e servos de Deus levantaram-se no espírito e virtude de Elias para proclamar a mensagem. Semelhantes a João, o precursor de Jesus, os que pregavam esta solene mensagem sentiam-se compelidos a pôr o machado à raiz da árvore, e apelar aos homens para produzir frutos dignos de arrependimento. Seu testemunho era calculado a despertar as igrejas e afetá-las poderosamente, e tornar manifesto o seu verdadeiro caráter. E, ao repercutir a solene advertência para fugirem da ira vindoura, muitos que estavam unidos às igrejas receberam a mensagem salutar; viram sua apostasia, e, com lágrimas amargas de arrependimento e profunda angústia de alma, humilharam-se perante Deus. E, repousando sobre eles o Espírito de Deus, auxiliaram a fazer ressoar o clamor: "Temei a Deus e dai-Lhe glória, porque vinda é a hora do Seu juízo." Apoc. 14:7.Primeiros Escritos, pág. 233.
Publicado em 19/05/2015