Quando iluminado pelo Espírito, o crente contempla a perfeição de Jesus, reconhece seu próprio pecado e incapacidade, mas encontra em Cristo inocência e poder infinito. Ele se alegra profundamente pelo sacrifício de Cristo, que nos concede Sua justiça. O eu se torna insignificante; Jesus é tudo.
Domingo: 15/9_____________________________Ano bíblico: Daniel 7-9
1ª – Dois discípulos decepcionados com a morte de Cristo andavam inconformados sobre a situação daquele dia. Que surpresa tiveram?
Depois da morte de Cristo, dois discípulos que estavam indo de Jerusalém para Emaús conversavam sobre os acontecimentos dramáticos da crucifixão. O próprio Cristo Se aproximou, não sendo reconhecido pelos aflitos viajantes. (Review and Herald, 31 de março de 1903).
Segunda-feira: 16/9_______________________Ano bíblico: Daniel 10-12
2ª – Como tinha ficado a fé dos discípulos com a morte de Cristo e qual foi a consequência?
Sua fé havia morrido com seu Senhor e seus olhos, cegados pela incredulidade, não reconheceram o Salvador ressuscitado. Jesus, caminhando ao lado deles, desejava Se revelar, mas Se dirigiu a eles apenas como companheiro de viagem, dizendo: “Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes?”. (Review and Herald, 31 de março de 1903).
3ª – Não reconhecendo o estranho, espantados, o que perguntaram?
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Lucas 24:21.
És Tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? Contaram-Lhe sua decepção quanto a Seu Mestre, "varão profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo"; mas os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes, "O entregaram à condenação de morte, e O crucificaram". (Desejado de todas as nações 796)
Terça-feira: 17/9___________________________Ano bíblico: Oséias 1-4
4ª – Quais foram as palavras que Jesus os dirigiu?
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:26,27.
“Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram”, Jesus disse: “não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na Sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras”. (Review and Herald, 31 de março de 1903).
Quarta-feira: 18/9__________________________Ano bíblico: Oséias 5-9
5ª – O que os discípulos tinham deixado de compreender, e lembraram depois das palavras de Cristo?
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:24,27.
Os discípulos haviam perdido de vista as preciosas promessas relacionadas às profecias da morte de Cristo: mas, quando estas lhes foram trazidas à lembrança, sua fé foi reavivada e, depois que Cristo Se revelou, eles exclamaram: “Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?”. (Review and Herald, 31 de março de 1903).
Quinta-feira: 19/9________________________Ano bíblico: Oséias 10-14
6ª – Se hoje nós examinarmos como deve ser, o que pode acontecer conosco?
Se examinássemos as Escrituras, nosso coração arderia dentro de nós à medida que as verdades nelas reveladas fossem abertas à nossa compreensão. Nossas esperanças seriam reavivadas ao reivindicarmos as preciosas promessas espalhadas como pérolas nos Escritos Sagrados. Ao estudarmos a história dos patriarcas e profetas, homens que amavam e temiam a Deus, que andava com Ele, nossa vida se ilumina com o mesmo espírito que os animava. (Review and Herald, 31 de março de 1903).
7ª - Qual é a causa da escassez de devoção existente na igreja?
Permitimos que nossa mente se afaste da Palavra. ... A palavra do Deus vivente não é apenas escrita, é também falada. A Bíblia é a voz de Deus nos falando, tão certo quanto se a pudéssemos ouvir literalmente. Se compreendêssemos isso, com quanta reverência e santo temor abriríamos a Palavra de Deus, e com quanta sinceridade pesquisaríamos seus preceitos! (Review and Herald, 31 de março de 1903).
Sexta-feira: 20/9_________________________________Ano bíblico: Joel
8ª – O estudo superficial pode nos beneficiar em algum sentido?
O estudo superficial da Palavra de Deus não pode satisfazer os reclamos que ela tem para conosco nem nos proporcionar o benefício prometido. ... Ler certo número de capítulos diariamente ou decorar determinado trecho sem dar cuidadosa atenção ao sentido do texto sagrado, é de pouco proveito. (Review and Herald, 31 de março de 1903).
Sábado: 21/9_______________________________Ano bíblico: Amós 1-4
9ª – Como devemos estudar a Bíblia?
Estudar uma passagem até que seu significado se torne claro à mente e sua relação com o plano da salvação fique evidente é de mais valor que a leitura de muitos capítulos sem qualquer propósito definido em vista e sem uma instrução clara obtida. Não conseguiremos sabedoria sem fervorosa atenção e estudo acompanhado de oração. Alguns trechos das Escrituras são, efetivamente, tão claros que não podem ser mal compreendidas; mas há outras cujo sentido não está tão claro, de modo que possa ser entendido em um estudo rápido. (Review and Herald, 31 de março de 1903).
Publicado em 17/03/2014