Quando iluminado pelo Espírito, o crente contempla a perfeição de Jesus, reconhece seu próprio pecado e incapacidade, mas encontra em Cristo inocência e poder infinito. Ele se alegra profundamente pelo sacrifício de Cristo, que nos concede Sua justiça. O eu se torna insignificante; Jesus é tudo.
1 – O que se torna um sagrado dever?
É um sagrado dever para os que cozinham o saber preparar alimento saudável. Muitas almas se perdem em razão de um errôneo modo de preparar os alimentos. Na verdade há poucas boas cozinheiras. CBV 302.
2 – Como Deus considera a arte de cozinhar?
Cozinhar pode ser olhado como menos desejável que outros ramos de serviço, mas na realidade é uma ciência mais valiosa que todas as outras. Assim considera Deus o preparo da comida saudável. Tem alta estima por aqueles que fazem obra fiel em preparar alimento saudável e apetecível. CRA 251.
3 – Como não deve ser considerado a culinária?
Não seja considerado o trabalho culinário uma espécie de servidão. Que seria dos habitantes do mundo se todos quantos se ocupam na cozinha viessem a abandonar seu trabalho com a frívola desculpa de que ele não era suficientemente honroso? CRA 251.
4 – Por que a arte de cozinhar é considerada como sendo muito valiosa?
A pessoa que entende da arte de preparar devidamente a comida, e se serve desse conhecimento, é mais digna de louvor do que as que se empenham em qualquer outro ramo de trabalho. Este talento deve ser considerado como valendo dez talentos; pois seu justo emprego tem muito que ver com a conservação do organismo humano em estado saudável. Visto estar tão inseparavelmente ligado com a vida e a saúde, é o mais valioso de todos os dons. CRA 251.
5 – Por que muitas moças possuem pouco conhecimento dos deveres que repousam sobre elas?
As jovens entendem ser coisa servil cozinhar e fazer outros serviços domésticos; e, por isso, muitas jovens que se casam e têm cuidado de família pouca idéia possuem dos deveres que pesam sobre a esposa e mãe. CBV 302.
6 – Que erro comete muitas moças?
Muitas moças há que se casam e constituem família, e que não possuem senão pequenino conhecimento prático dos deveres que cabem a uma esposa e mãe. Sabem ler e tocar algum instrumento de música; mas não sabem cozinhar. Não sabem fazer bom pão, o qual é muito essencial à saúde da família. CPPE 289.
7 – Qual a responsabilidade das mães para com as filhas? Prov. 14:1.
Uma cozinheira inteligente e capaz. Eu seguiria esse curso, caso tivesse quarenta anos. É dever vosso saber cozinhar, e cumpre-vos também o dever de ensinar vossas filhas a cozinhar. Enquanto lhes estais ensinando a arte culinária, estais construindo ao redor delas uma barreira que as protegerá da leviandade e do vício em que de outro modo seriam tentadas a cair. CRA 253.
8– Que diria Ellen White às irmãs que não sabe cozinhar?
Muitas vezes nossas irmãs não sabem cozinhar. A essas, eu diria: Eu iria à melhor cozinheira da região, e ficaria, se necessário, semanas até que me tornasse senhora dessa arte. CRA 252.
9 – Por tanto, qual deve ser o sagrado dever de toda mulher?
Para aprender a cozinhar, as mulheres devem estudar, e depois transformar pacientemente o que aprenderam em prática. O povo sofre por não se dar ao trabalho de assim fazer. Digo a esses: É tempo de se despertarem suas adormecidas energias, e buscarem informações. Não pensem ser perdido o tempo empregado em adquirir inteiro conhecimento e experiência no preparo de alimento são e apetecível. Não importa quão longa haja sido sua experiência Da cozinha, se ainda têm a responsabilidade de uma família, cumpre-lhes o dever de aprender a dela cuidar devidamente. CRA 254.
Os que não sabem cozinhar saudavelmente devem aprender a combinar bons e nutritivos artigos de alimentação de maneira a prepararem pratos apetitosos. CRA 254.
Publicado em 06/03/2014