Cristo na cruz foi o meio pelo qual se encontraram a misericórdia e a verdade, e a justiça e a paz se beijaram. Este é o meio que deve mover o mundo.
1 - Que deve haver em cada lar?
No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14:26.
Toda família deve construir seu altar de oração, reconhecendo que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Se alguma pessoa no mundo necessita da força e do encorajamento que a religião dá, são os responsáveis pela educação e ensino das crianças. Não poderão realizar sua obra de maneira aceitável a Deus, enquanto seu exemplo diário ensine aos que para eles olham em busca de orientação que podem viver sem Deus. Se educarem os filhos para viverem apenas para esta vida, estes não farão nenhum preparo para a eternidade. Morrerão como viveram, sem Deus, e os pais serão chamados para dar contas pela perda de sua alma. Pais e mães, precisais buscar a Deus de manhã e à tarde no altar da família, para que possais aprender a ensinar vossos filhos sábia, terna e amoravelmente. Review and Herald, 27 de junho de 1899.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - De acordo com o tempo que estamos vivendo, que deveria ser cada casa?
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6.
Se já houve tempo em que toda casa deveria ser uma casa de oração, agora é esse tempo. Prevalecem a incredulidade e o ceticismo. Predomina a iniqüidade. A corrupção penetra nas correntes vitais da alma, e irrompe na vida a rebelião contra Deus. Escravas do pecado, as faculdades morais estão sob a tirania de Satanás. A alma torna-se um joguete de suas tentações; e, a menos que se estenda um braço poderoso para o salvar, o homem passa a ser dirigido pelo arqui-rebelde. Contudo, neste tempo de terrível perigo, alguns que professam ser cristãos não celebram culto doméstico. Não honram a Deus no lar; não ensinam os filhos a amá-Lo e temê-Lo. Muitos se afastaram tanto dEle que se sentem sob condenação ao dEle se aproximar. Não podem chegar-se "com confiança ao trono da graça" (Heb. 4:16), "levantando mãos santas, sem ira nem contenda". I Tim. 2:8. Não desfrutam viva comunhão com Deus. Têm a forma de piedade sem o poder. A idéia de que a oração não seja prática essencial é um dos mais bem-sucedidos artifícios de Satanás para destruir almas. Oração é comunhão com Deus, a Fonte da sabedoria, o Manancial de poder, paz e felicidade. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 91.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Qual deve ser a primeira atividade do dia na família?
Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; Salmos 92:1,2.
Antes de sair de casa para o trabalho, toda a família deve ser reunida; e o pai, ou a mãe na ausência dele, deve rogar fervorosamente a Deus que os guarde durante o dia. Ide com humildade, coração cheio de ternura, e com o senso das tentações e perigos que se acham diante de vós e de vossos filhos; pela fé, atai-os ao altar, suplicando para eles o cuidado do Senhor. Anjos ministradores hão de guardar as crianças assim consagradas a Deus.Os primeiros pensamentos do cristão pela manhã devem ser para Deus. Os trabalhos seculares e os interesses próprios devem vir em segundo lugar. Os filhos devem ser ensinados a respeitar e reverenciar a hora de oração. ... É dever dos pais cristãos, de manhã e à tarde, pela fervorosa oração e fé perseverante, porem um muro em torno de seus filhos. Cumpre-lhes instruí-los pacientemente - bondosa e infatigavelmente ensinar-lhes a viver de maneira a agradar a Deus. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 147 e 148.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Que esforços devem os pais fazerem a fim de salvar os vossos filhos?
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Salmos 32:8.
Pelo vosso próprio exemplo, ensinai vossos filhos a orar com voz clara e distinta. Ensinai-lhes a levantar a cabeça da cadeira e a nunca cobrir o rosto com as mãos. Assim poderão fazer suas orações simples, repetindo em conjunto a oração do Senhor. Manuscrito 12, 1898.
Pais, fazei todo o esforço ao vosso alcance a fim de colocar vossos filhos na situação mais favorável para formarem o caráter que Deus deseja eles formem. Fazei uso de todo tendão e músculo espiritual no esforço de salvar vosso pequeno rebanho. As potestades do inferno se unirão para a sua destruição, mas Deus vos levantará um estandarte contra o inimigo. Orai muito mais do que o fazeis. Amável e ternamente, ensinai vossos filhos a ir a Deus como a seu Pai celestial. Pelo vosso exemplo ensinai-lhes a ter domínio próprio e a ser prestativos. Ensinai-lhes que Cristo não viveu para comprazer-Se a Si mesmo. Conselho Sobre Pais professores e Estudantes, pág.156.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Qual deve ser o papel da mãe para que Deus proteja os seus filhos?
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:13.
Quando Cristo Se curvou às margens do Jordão, depois de Seu batismo, e ofereceu uma oração em favor da humanidade, os céus se abriram; e o Espírito de Deus, como uma pomba de ouro polido, rodeou o Salvador; e veio do Céu uma voz que dizia: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo." Mat. 3:17.Que significado tem isso para vós? Diz que o Céu está aberto às vossas orações. Diz que sois aceitos no Amado. As portas estão abertas para toda mãe que lançar seu fardo aos pés do Salvador. Diz que Cristo rodeou a raça com Seu braço humano, e com o braço divino apegou-Se ao trono do Infinito, unindo o homem com Deus, e a Terra ao Céu. Signs of the Times, 22 de julho de 1889.
As orações das mães cristãs não são desatendidas pelo Pai de todos, que enviou Seu Filho à Terra para resgatar um povo para Si mesmo. Ele não Se desviará de vossas petições, deixando a vós e aos vossos como brinquedo de Satanás, no grande dia do conflito final. É vossa parte trabalhar com simplicidade e fidelidade, e Deus estabelecerá a obra de vossas mãos. Review and Herald, 23 de abril de 1889.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Em que tipo de lar a profetisa do Senhor não tinha prazer em ficar?
A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Salmos 119:28.
Não sei de nada que me cause tão grande tristeza como um lar sem oração. Não me sinto segura em tal casa uma noite sequer; não fosse a esperança de ajudar os pais a reconhecerem sua necessidade e sua triste negligência, e eu ali não permaneceria. Os filhos mostram o resultado dessa negligência, pois não têm o temor de Deus. Signs of the Times, 7 de agosto de 1884. Orientação da Criança, pág.518.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Em que tipo de lar Cristo gosta de se demorar?
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Judas 1:20.
Semelhantes aos patriarcas da antiguidade, os que professam amor a Deus, deveriam construir um altar ao Senhor onde quer que armem sua tenda. ... Pais e mães deveriam muitas vezes erguer seu coração a Deus em humilde súplica por si e por seus filhos. Que o pai, como sacerdote da casa, deponha sobre o altar de Deus o sacrifício da manhã e da tarde, enquanto a esposa e filhos se unem em oração e louvor! Em uma casa tal, Jesus gostará de demorar. Patriarcas e Profetas, pág. 144.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Publicado em 17/02/2019