Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1-Apesar de muitas provações pelo caminho é possível ter felicidade nesta caminhada?
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.Atos 16:25.
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20.
E por todo o íngreme trilho que ascende em direção à vida eterna, encontram-se nascentes de alegria para refrigerar o cansado. Os que andam pelo caminho da sabedoria são, mesmo quando atribulados, eminentemente jubilosos; pois Aquele a quem sua alma ama, caminha invisível, ao seu lado. A cada passo ascendente, percebem, mais distintamente, o contato de Sua mão; a cada passo mais raios de glória vindos do Invisível lhes incidem na estrada; e seus hinos de louvor, alcançando sempre mais elevada nota, elevam-se para unir-se aos cânticos dos anjos perante o trono. "A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Prov. 4:18. O Maior Discurso de Cristo, pág.140 e 141.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Pode alguém chegar a vitória sem esforços?
Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.2 Crônicas 15:7.
O atrasado caminhante, apressando-se para chegar à porta da cidade ao pôr-do-sol, não se podia desviar por qualquer atração no caminho. Todo o seu pensamento se concentrava no único desígnio - entrar pela porta. A mesma intensidade de propósito, disse Jesus, exige-se na vida cristã. Tenho desvendado perante vós a glória do caráter, que é a verdadeira glória do Meu reino... Peço-vos que vos esforceis, que vos angustieis por entrar em Meu reino espiritual. A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Mas a vitória a ser ganha não é obtida por força humana. O campo de luta é o domínio do coração. A batalha que temos a ferir - a maior de quantas já foram travadas pelo homem - é a entrega do próprio eu à vontade de Deus, a sujeição do coração à soberania do amor. A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. As tendências hereditárias, os hábitos antigos, devem ser renunciados.O Maior Discurso de Cristo,pág. 141.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Do que necessitamos para viajar no caminho estreito?
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. 1 Crônicas 16:11.
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. I João 4:4.
Aquele que determina entrar no reino espiritual verificará que há necessidade constante de íntima comunhão com Deus. Precisamos absorver o espírito de Cristo, se o quisermos comunicar aos outros. Não podemos enfrentar as aliadas forças satânicas e humanas a menos que passemos muito tempo em comunhão com a Fonte de toda força. Tempos há em que nos devemos afastar do ruído da labuta terrena e das vozes humanas e, em lugares retirados, escutar a voz de Jesus. Manuscrito 25a, 1891.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Como precisa estar o cristão que realmente deseja andar na senda do caminho estreito?
Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. I Coríntios 16:13 . Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. João 6:56.
Todo cristão precisa estar constantemente de sobreaviso, vigiando cada entrada da alma a que Satanás possa encontrar acesso. Ele tem de orar pelo auxílio divino e, ao mesmo tempo, resistir resolutamente a toda propensão para pecar. Pela coragem, pela fé, por perseverante esforço, ele pode vencer. Deve lembrar-se, porém, de que, para alcançar a vitória, Cristo precisa permanecer nele, e ele em Cristo. ... É somente pela união pessoal com Cristo, pela comunhão com Ele, a cada dia, a cada hora, que podemos produzir os frutos do Espírito Santo. Testimonies, vol. 5, págs. 46-48.
Os que estão dispostos a fazer todo e qualquer sacrifício pela vida eterna, alcançá-la-ão; e vale a pena sofrer por ela, vale por ela crucificar o próprio eu, e renunciar a qualquer ídolo. O peso eterno de glória mui excelente pesa mais que qualquer tesouro terrestre, eclipsando toda terrestre atração. Review and Herald, 12 de dezembro de 1882.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Para mantermos sempre no caminho do Senhor quais perguntas devemos fazer a nós mesmos?
E ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos atos com que vos contaminastes, e tereis nojo de vós mesmos, por causa de todas as vossas maldades que tendes cometido. Ezequiel 20:43.
Demorar-se na beleza, bondade, misericórdia e amor de Jesus é fortalecimento para as faculdades mentais e morais, e enquanto a mente é mantida educada para fazer as obras de Cristo, para ser filhos obedientes, habituar-vos-eis a perguntar: É este o caminho do Senhor? Agradar-Se-á Jesus de que eu faça isto? ...Muitos precisam fazer uma decidida mudança no tono de seus pensamentos e ações, se querem agradar a Jesus. Raramente podemos ver nossos pecados na contristante luz em que Deus o pode ver. Muitos se têm habituado a seguir uma conduta de pecado, e seus corações se endureceram sob o poder de Satanás. ...Mas quando na forma e graça de Deus eles colocam a mente contra as tentações de Satanás, ela fica clara, mais sensível o coração e a consciência sob a influência do Espirito de Deus, e o pecado aparece como é - excessivamente maligno. SDA BibleCommentary, vol. 3, pág. 1.150.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-Que atitude nos dará forças para mantermos íntima comunhão com Deus?
E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma. Jeremias 32:41.
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. Hebreus 5:2.
Quando vos sentis perturbados por dúvidas, e trevas que circundam vossa mente, o melhor que podeis fazer para vos livrardes das trevas, é ajudar a alguém que esteja desanimado. Ao procurardes erguer outros, eis que vos levantais a vós mesmos, para íntima comunhão com Deus. Mostrando bondade a outros, ajudar-vos-eis a vós mesmos, pois ela refletirá sobre vós, de volta. O homem que mais tiver de Cristo no coração, manifestará a mais terna simpatia pelos que carecem de auxílio.Que não podemos fazer? Tereis sempre entre vós os que erram, e aí é que podeis demonstrar um caráter cristão. Não os empurreis para longe de vós, mas se tendes luz, procurai fazê-la incidir sobre eles, e deste modo podereis ajudá-los no caminho rumo do Céu. Toda pessoa que tiver o espírito de Cristo, fará as obras de Cristo. E se alguém vir uma pessoa desviando-se de Cristo, sentirá o que Cristo sentiu para com a ovelha perdida. Estavam noventa e nove no curral, Ele, porém, saiu em busca da única perdida. Esse é o espírito que nós devemos manifestar. Manuscrito 33, 1885.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Que acontece quando andamos na luz?
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Isaías 9:2
Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Lamentações 3:32.
Como filhos de Deus devemos andar na luz, e andando na luz iluminaremos o caminho de outros. Cultivemos a gratidão para com Deus, e então não poremos os olhos em pequeninas dificuldades. E embora possam errar nossos irmãos e irmãs, deveremos nós também errar? Temos faltas, como eles as têm, e precisamos da compaixão dos outros, como eles também precisam; devemos ter compaixão uns dos outros."A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração." Col. 3:16. Eis o privilégio do cristão. Manuscrito 33, 1885.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Publicado em 19/05/2015