Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Guia Para Toda a Humanidade

Meditação do Dia - Guia Para Toda a Humanidade

Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.

Os escolhidos de Deus

Lição 11 - As Aparências Enganam

Texto Básico: "Disse ao vinhateiro: Eis que ha três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?" Lucas13:7.

1 – Com que Cristo comparou Israel?Marcos 11:19,20.

A maldição da figueira foi uma parábola viva. Aquela árvore estéril, ostentando sua pretensiosa folhagem ao próprio rosto de Cristo, era um símbolo da nação judaica. O Salvador desejava tornar claras aos Seus discípulos a causa e a certeza da condenação de Israel.(O Desejado de Todas as Nações pág. 582).

Estéril:Que não produz frutos (Dicionário de Português).

2 – Como era a semelhança entre a figueira e Israel?

Para esse fim como que investiu a árvore de qualidades morais, e tornou-a expositora da verdade divina. Os judeus distinguiam-se de todas as outras nações, professando fidelidade para com Deus.(O Desejado de Todas as Nações pág. 582,583).

3 –Como eles se consideravam?

Haviam sido especialmente favorecidos por Ele, e pretendiam ser mais justos que todos os outros povos. Mas estavam corrompidos pelo amor do mundo e a avareza. Jactanciavam-se de seu conhecimento, mas eram ignorantes das reivindicações divinas, e cheios de hipocrisia. (O Desejado de Todas as Nações pág. 583).

Avareza: Apego excessivo às riquezas (Dicionário de Português).

4 – Como era o seu exterior?

Como a árvore estéril, estendia os pretensiosos ramos para o alto, luxuriantes na aparência, belos à vista, mas não dando "senão folhas". A religião judaica, com o magnificente templo, os altares sagrados, os sacerdotes mitrados e cerimônias impressionantes, era na verdade bela na aparência exterior; faltavam-lhe, porém, humildade, amor e beneficência.(O Desejado de Todas as Nações pág. 583).

Mitra: Cobertura para a cabeça, usados quando vão oficiar (Dicionário de Português).

5 – Donde vinha a perdição de Israel? Osé. 13:9.

A tua perdição, ó Israel", diz o Senhor, "toda vem de ti.” (O Desejado de Todas as Nações pág. 583).

6 – Qual foi a determinação dos judeus?

Os judeus eram representados pela árvore estéril, e com eles ficava a decisão de seu destino eterno. Foram-lhes concedidas as vantagens que o Céu lhes podia dar, mas não aproveitaram as crescentes bênçãos. Pelo ato de Cristo em amaldiçoar a figueira estéril, mostrou-se o resultado. Determinaram eles sua própria destruição.(O Desejado de Todas as Nações pág. 584).

7 – O que Deus tem concedido aos homens em todos os séculos?

Em todos os séculos se concede aos homens seu período de luz e privilégios, um tempo de prova, em que se podem reconciliar com Deus. Há, porém, um limite a essa graça. A misericórdia pode interceder por anos e ser negligenciada e rejeitada; vem, porém, o tempo em que essa misericórdia faz sua derradeira súplica. O coração torna-se tão endurecido que cessa de atender ao Espírito Santo de Deus.(O Desejado de Todas as Nações pag. 587).

8 – Podia Cristo fazer mais alguma coisa por Israel?

Chegara aquele dia para Jerusalém. Jesus chorou em agonia sobre a condenada cidade, mas não a podia livrar. Esgotaria todos os recursos.(O Desejado de Todas as Nações pag. 587).

9 – Que símbolo passou a ter a nação judaica?

A nação judaica era um símbolo do povo de todos os séculos, que desdenha os rogos do Infinito Amor. As lágrimas de Cristo, ao chorar sobre Jerusalém, foram derramadas pelos pecados de todos os tempos. Nos juízos proferidos contra Israel, os que rejeitam as reprovações e advertências do Santo Espírito de Deus podem ler sua própria condenação.(O Desejado Todas as Nações pag. 587).

10 –O que sempre aconteceu em todos os tempos?

Os profetas de Deus eram aborrecidos pelo apóstata Israel, porque por intermédio deles se revelavam seus pecados ocultos. Acabe considerava Elias inimigo, porque o profeta era fiel em repreender as secretas iniqüidades do rei. Assim hoje o servo de Cristo, o reprovador do pecado, encontra desdém e repulsas. A verdade bíblica, a religião de Cristo, luta contra uma forte corrente de impureza moral. O preconceito é mesmo mais forte no coração dos homens agora do que nos dias de Jesus. Ele, Cristo, não realizou as expectações dos homens; sua vida foi uma repreensão aos pecados deles, e O rejeitaram.(O Desejado de Todas as Nações pág. 587).

Iniquidade: Pecado,

Desdém:Desprezo orgulhoso

Repulsas:Ato ou efeito de repelir, repugnar( Dicionário de Português).

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento