Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1 – Como foi revivida a experiência de Israel? Jer. 7:23.
A experiência de Israel desde os dias do Êxodo foi ligeiramente revivida. O concerto de Deus com eles tinha sido: "Dai ouvidos à Minha voz, e Eu serei o vosso Deus, e vós sereis o Meu povo; e andai em todo o caminho que Eu vos mandar, para que vos vá bem". (Profetas e Reis pág. 414).
2 – Como se tornaram os líderes religiosos? Isa. 50:10,11.
Os lideres religiosos, daqueles dias haviam – se tornado tão cegos espiritualmente, que mal conseguiam reconhecer as virtudes de origem celestial. (Testemunhos para a Igreja vol.8 pág. 221).
3 – O que estava se cumprindo? Mat. 13:14,15.
Neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos, e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por Mim curados? (Fundamentos da Educação Cristã pág. 259).
4 – Que impediu Israel interpretar as escrituras? Rom. 1:25.
Por tanto tempo haviam acariciado o orgulho, a inveja, o ciúme, que interpretavam as Escrituras do Antigo Testamento de uma tal maneira, que lhes destruía o verdadeiro sentido. (Testemunhos para a Igreja vol.8 pág. 221).
5 – Como era determinado o valor das coisas naquela época?I Sam. 16:7.
Para as pessoas daquela época, o valor das coisas era determinado por sua aparência exterior. À medida que a religião declinava em poder, crescia em pompa. Os educadores daquele tempo procuravam obter respeito pela exibição externa e ostentação. (Testemunhos para a Igreja vol.8 pág. 222).
6 – Qual era a advertência dada pelo Senhor constantemente a Israel?Jer. 18:11.
Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal contra vós e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações. (Testemunhos para a Igreja vol.8 pág. 70)
Forjando:inventar (Dicionário de Português).
7 – Como era o ensinamento das escrituras pelos mestres judeus? Mat. 15:8.
O modo como os mestres judeus expunham as Escrituras, suas infindáveis repetições de máximas e ficção, levaram Cristo a preferiras palavras: “Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim.” (Testemunhos para a Igreja vol.6 pág. 249).
8 – Nas suas cerimônias, o que era esperado por eles?João 1:10,11.
Realizavam nos compartimentos do templo suas rotinas de serviço. Ofereciam sacrifícios que triplicavam o grande Sacrifício, dizendo através de suas cerimônias: “Vem, meu Salvador.” Entretanto, Cristo, Aquele a quem as cerimônias representavam,achava-Se entre eles, e não foram capazes de reconhecê-lO e nem de recebê-lO. (Testemunhos para a Igreja vol.6 pág. 248).
9 – Que disse Cristo quanto à forma de religião deles? Mat. 15:9.
Publicado em 06/03/2014