Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1 – Como era considerado o grupo de Jesus? Que fez Ele afim de que os discípulos pudessem sair para pregar? Mat. 10:1.
Quando Cristo concluiu as instruções aos discípulos, reuniu em torno de Si o pequeno grupo, bem achegados a Ele e, ajoelhando no meio deles e pondo-lhes as mãos sobre a cabeça, fez uma oração consagrando-os à Sua sagrada obra. Assim foram os discípulos do Senhor ordenados para o ministério evangélico. (O Desejado de Todas as Nações pág. 296).
2 – Como foi organizado esse grupozinho? Que cargo ocupava Judas?
Judas estava cego para a fraqueza de seu caráter, e Cristo o colocou onde pudesse ter oportunidade de ver e corrigir isso. Como tesoureiro dos discípulos, era chamado a providenciar quanto às pequeninas necessidades do grupozinho, e a suprir as faltas dos pobres. (O Desejado de Todas as Nações pág. 717).
3 – Que ordem deu Jesus a eles para que pudessem ser capacitados? Lucas 24:49.
4 – Onde estavam quando se cumpriu o dia de Pentecostes? Atos 2:2
E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. (História da Redenção pág. 242).
Veemente e Impetuosos: intenso (Dicionário de Português).
5 – Com que expectativa o grupo estava para receber o Espírito Santo? Atos 2:1.
O Espírito veio sobre os discípulos, que expectantes oravam, com uma plenitude que alcançou cada coração. O Ser infinito revelou-Se em poder a Sua igreja. (Atos dos Apóstolos pág. 38).
6 – Quantos aproximadamente foram beneficiados com este poder? Atos 1:15.
7 – Qual foi o resultado desta capacitação com o Espírito Santo? Atos 2: 4-11.
Eles se apossaram do dom que lhes era repartido. E que se seguiu? A espada do Espírito, de novo afiada com poder e banhada nos relâmpagos do Céu, abriu caminho através da incredulidade. Milhares se converteram num dia. (Atos dos Apóstolos pág. 38).
8 – Como se sentiam os discípulos com este maravilhoso resultado? Atos 13:52.
Em Jerusalém, o baluarte do judaísmo, milhares declararam abertamente sua fé em Jesus de Nazaré como o Messias. Os discípulos estavam assombrados e sobremodo jubilosos com a abundante colheita de almas. Eles não consideravam essa maravilhosa colheita como resultado de seus próprios esforços; sabiam que estavam entrando no trabalho de outros homens. (Atos dos Apóstolos pág. 38).
Baluarte: Fortaleza (Dicionário de Português).
9 – Que poder tinha suas palavras? Com que eram comparadas? Atos 2:52.
As palavras dos apóstolos eram como afiadas setas do Todo-poderoso, convencendo os homens de sua terrível culpa em haverem rejeitado e crucificado o Senhor da glória. (Atos dos Apóstolos pág. 45).
10 – Após serem capacitados como se tornaram aqueles humildes homens? Sofonias 3:9.
Desse tempo em diante, a linguagem dos discípulos era pura, simples e correta em palavra e dicção, falassem eles sua língua nativa ou uma língua estrangeira. Esses homens humildes, que nunca tinham aprendido na escola dos profetas, apresentavam verdades tão elevadas e puras que maravilhavam os que as ouviam. (História da Redenção pág. 246).
Dicção: Maneira de dizer (Dicionário de Português).
Publicado em 06/03/2014