Cristo na cruz foi o meio pelo qual se encontraram a misericórdia e a verdade, e a justiça e a paz se beijaram. Este é o meio que deve mover o mundo.
1 - A respeito do filho da promessa, que demonstraram Abraão e Sara?
Se Abraão e Sara tivessem esperado em confiante fé no cumprimento da promessa de que teriam um filho, muita infelicidade teria sido evitada. Eles criam que seria tal como Deus havia prometido, mas não podiam crer que Sara, em sua idade avançada, pudesse ter um filho. Sara sugeriu um plano pelo qual pensava que a promessa de Deus pudesse ser cumprida. Ela suplicou a Abraão para tomar Hagar como esposa. Nisto ambos mostraram falta de fé e de perfeita confiança no poder de Deus. Por ter ouvido a voz de Sara e tomado Hagar como esposa, Abraão falhou em resistir à prova de sua fé no ilimitado poder de Deus, e atraiu sobre si e sobre Sara muita infelicidade. O Senhor intentava provar a firme fé e confiança de Abraão nas promessas que lhe fizera.História da Redenção, pág. 77.
2 - Para mostrar a Abraão que a promessa ainda estava por vir, que mostrou o Senhor?
Estabelecerei o Meu concerto entre Mim e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo." Gên. 17:7.
Depois do nascimento de Ismael, o Senhor manifestou-Se outra vez a Abraão e disse: "Estabelecerei o Meu concerto entre Mim e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo." Gên. 17:7. De novo o Senhor repetiu pelo Seu anjo a promessa de dar a Sara um filho, e que ela seria mãe de muitas nações. Abraão ainda não compreendeu a promessa de Deus. Seu pensamento imediatamente recaiu sobre Ismael, pois pensava que através dele viriam as muitas nações prometidas, e exclamou em sua afeição por seu filho: "Oxalá que viva Ismael diante de Teu rosto!" Gên. 17:18. História da Redenção, pág. 78.
3 - Devido à falta de fé de Abraão, que muitas vezes era forçado a ouvir?
E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. Gênesis 16:8.
Abraão era também forçado a ouvir as queixas de Hagar quanto a abusos da parte de Sara. Abraão ficou perplexo. Se procurasse desagravar os erros de Hagar aumentaria o ciúme e infelicidade de Sara, sua primeira e bem-amada esposa. Hagar fugiu da face de Sara. Um anjo de Deus a encontrou e confortou, reprovando-a por sua conduta arrogante, ordenando o retorno a sua senhora e submissão sob suas mãos.História da Redenção, pág. 78.
4 - Que sucedeu após o nascimento de Isaque?
Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque." Gên. 21:10.
O nascimento de Isaque, trazendo a realização de suas mais caras esperanças, após uma espera da duração de uma vida, encheu de alegria as tendas de Abraão e Sara. Mas para Hagar este acontecimento foi a destruição de suas aspirações enternecidamente acalentadas. Ismael, agora um rapaz, fora considerado por todos no acampamento como o herdeiro da riqueza de Abraão, e das bênçãos prometidas a seus descendentes. Agora foi subitamente posto de lado; e, em seu desapontamento, mãe e filho odiaram o filho de Sara. O regozijo geral aumentou a sua inveja, até que Ismael ousou zombar abertamente do herdeiro da promessa de Deus. Sara viu na disposição turbulenta de Ismael uma fonte perpétua de discórdias, e apelou para Abraão, insistindo que Hagar e Ismael fossem despedidos do acampamento.Cristo Triunfante - MM 202, pág.81.
5 - Que promessa consolou Abraão?
Abraão ficou grandemente angustiado. Ismael era seu filho, ele o amava. Como poderia mandá-lo embora? Orou a Deus em sua perplexidade, pois não sabia que caminho tomar. O Senhor informou a Abraão mediante os anjos, que escutasse a voz de Sara sua esposa, e que não deixasse que sua afeição pelo filho ou por Hagar o impedisse de concordar com os desejos dela. Este era o único meio que ele podia seguir para restaurar a harmonia e felicidade de sua família. Abraão teve a consoladora promessa do anjo, de que Ismael, embora separado da casa de seu pai, não morreria nem seria desamparado por Deus, que ele seria preservado por ser filho de Abraão. Deus também prometeu fazer de Ismael uma grande nação.História da Redenção, pág.78.
6 - Que causou a influência das mulheres de Ismael em sua família?
A inveja de Hagar, e das esposas que ela escolhera para Ismael, rodeou sua família com uma barreira que Abraão em vão se esforçou por sobrepujar.Os primeiros ensinos de Abraão não foram destituídos de efeito sobre Ismael, mas a influência de suas mulheres teve como resultado estabelecer a idolatria em sua família. Separado do pai, e amargurado pela contenda e discórdia de um lar destituído do amor e temor de Deus, Ismael foi compelido a escolher a vida selvagem e pilhante de chefe do deserto, sendo sua mão contra todos e a mão de todos contra ele. Gên. 16:12. Patriarcas e Profetas, pág.174.
7 - Mesmo Ismael se arrependendo, como permaneceu sua descendência?
Em seus últimos dias arrependeu-se de seus maus caminhos, e voltou ao Deus de seu pai; mas permaneceu o cunho de caráter dado à sua posteridade. A poderosa nação que dele descendera foi um povo turbulento, gentio, que sempre foi um incômodo e aflição aos descendentes de Isaque. Patriarcas e Profetas, pág.174.
Publicado em 16/02/2019