Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1-Qual é o trabalho das sentinelas sobre os muros de Sião?
E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ezequiel 33:3-4.
Têm as sentinelas sobre os muros de Sião o privilégio de viver tão perto de Deus, e ser tão susceptíveis às impressões de Seu Espírito, que Ele possa operar por meio deles, para avisar os pecadores do perigo que correm, indicando-lhes o lugar de segurança. Escolhidos por Deus, selados com o sangue da consagração, eles devem salvar homens e mulheres da destruição iminente. Cumpre-lhes advertir fielmente seus semelhantes do infalível resultado da transgressão, bem como fielmente salvaguardar os interesses da igreja. Em tempo algum podem eles afrouxar a vigilância. Sua obra requer o exercício de todas as faculdades de seu ser. Sua voz se deve erguer qual sonido de trombeta, nunca fazendo soar uma nota vacilante e incerta. Eles não devem trabalhar por causa do salário, mas por não poderem fazer de outra maneira, visto compreenderem que há um ai sobre eles se deixarem de pregar o evangelho. Obreiros e Evangélicos pag.15.
2- Está este trabalho sendo feito com exatidão por estes sentinelas?
Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas. Não és tu aquele que cortou em pedaços a Raabe, o que feriu ao chacal? Isaías 51:9.
Em seus esforços, nossos obreiros não estão se expandindo como deveriam. Nossos dirigentes não estão atentos para o trabalho que ainda precisa ser efetuado. Quando penso nas cidades em que tão pouco trabalho foi realizado, e em que há milhares a serem advertidos sobre a breve vinda do Salvador, sinto intenso desejo de ver homens e mulheres se dedicando ao trabalho no poder do Espírito, cheios do amor de Cristo pelas almas que estão a perecer. Pacific Union Recorder, 23 de outubro de 1902.Meditação Matinal de 1999, pag. 175.
3- Que tem ocorrido nessa obra e qual deve ser nosso trabalho?
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19.
Os pagãos que vivem às nossas portas, nas cidades, têm sido estranhamente negligenciados. Devem ser feitos esforços organizados para salvá-los. Devemos agora trabalhar para converter os pagãos que estão no meio de nós - os que vivem à sombra de nossas portas. Um novo cântico deve ser colocado em sua boca, e eles devem sair a partilhar com outros, que se acham agora em trevas, a luz da mensagem do terceiro anjo. Pacific Union Recorder, 23 de outubro de 1902. Meditação Matinal de 1999, pág. 175.
4-Que exclamação é feita a cada um nós?
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8.
Quem, entre o professo povo de Deus lançará mão dessa sagrada obra, e trabalhará pelas almas a perecer por falta de conhecimento? O mundo precisa ser advertido, lugares me são indicados como estando em necessidade de esforços consagrados, fiéis e incansáveis. Cristo está abrindo a mente e o coração de muitos em nossas grandes cidades. Estas necessitam das verdades da Palavra de Deus; e se entrarmos em santa aproximação de Cristo, e procurarmos chegar mais perto dessas pessoas, produzir-se-ão impressões para o bem. Precisamos despertar, e entrar em simpatia com Cristo e nossos semelhantes. As cidades grandes e as pequenas, os lugares próximos e distantes, devem ser trabalhados, e trabalhados inteligentemente. II Mensagem Escolhida, Pág.403.
5-Que fará o Senhor por nós nesta obra?
Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Êxodo 33:14.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9.
Nunca recueis. O Senhor causará as justas impressões, uma vez que trabalhemos em uníssono com Seu Espírito. Tenho irmãos, palavras de animação para vós. Devemos avançar com esperança e fé, esperando grandes coisas de Deus. O inimigo procurará por todos os meios impedir os esforços que estão sendo feitos para levar avante a verdade, mas na força do Senhor podeis obter êxito. Não sejam proferidas palavras de desânimo, mas unicamente as que tendam a fortalecer e sustentar vossos colaboradores.
II Mensagem Escolhida, pág.403.
6-Por que essa obra deve ser feita nas grandes cidades com rapidez?
Será como a destruição de Sodoma e Gomorra, e dos seus vizinhos, diz o Senhor; não habitará ninguém ali, nem morará nela filho de homem. Jeremias 49:18.
O registro dos crimes e da iniqüidade, nas grandes cidades da Terra, é apavorante. A iniqüidade dos ímpios é quase incompreensível. Muitas cidades estão-se tornando verdadeiras Sodomas à vista do Céu. O aumento da iniqüidade é tal, que multidões se aproximam rapidamente de uma condição em que, em sua experiência pessoal, ficam de tal maneira que é muito difícil alcançá-las com o vivificante conhecimento da mensagem do terceiro anjo. O inimigo das almas está operando com maestria a fim de controlar a mente humana; e o que os servos de Deus fizerem, no sentido de advertir e preparar os homens para o dia do juízo, deve ser feito com rapidez.Reviewand Herald, 7 de abril de 1910.
7- Que exemplo encontramos desta obra e que lição podemos tirar?
Porque virá o destruidor sobre cada uma das cidades, e nenhuma cidade escapará, e perecerá o vale, e destruir-se-á a campina; porque o Senhor o disse. Jeremias 48:8.
Quando a iniqüidade predomina numa nação, sempre deve ser ouvida uma voz de advertência e orientação, como a voz de Ló se fez ouvir em Sodoma. Contudo, Ló poderia ter preservado de muitos males a família, se não houvesse estabelecido seu lar naquela pecaminosa e contaminada cidade. Tudo quanto Ló e a família fizeram em Sodoma, poderia ter sido feito por eles, mesmo se tivessem residido num lugar a certa distância da cidade. Enoque andou com Deus, e, a despeito disso, não viveu no meio de qualquer cidade corrompida com todas as espécies de violência e iniqüidade, como Ló em Sodoma. Manuscrito 94, 1903.
Ele [Enoque] não estabeleceu sua residência com os ímpios. ... Colocou a si mesmo e sua família onde a atmosfera seria a mais pura possível. De vez em quando, então, ele dirigia-se aos habitantes do mundo com sua mensagem dada por Deus. ... Depois de proclamar a sua mensagem, ele sempre levava de volta consigo, a seu lugar de retiro, alguns que aceitavam a advertência. SDA BibleCommentary, vol. 1, págs. 1.087 e 1.088.
Publicado em 17/03/2016