Quando iluminado pelo Espírito, o crente contempla a perfeição de Jesus, reconhece seu próprio pecado e incapacidade, mas encontra em Cristo inocência e poder infinito. Ele se alegra profundamente pelo sacrifício de Cristo, que nos concede Sua justiça. O eu se torna insignificante; Jesus é tudo.
Domingo: 10/8___________________________Ano bíblico:Jeremias 1-3
1ª-Como verdadeiramente poderemos amar a Deus?
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele.João 15:10, I João 2:05.
Só podemos amar nosso próximo como a nós mesmos se amarmos a Deus acima de todas as coisas. O amor a Deus dará frutos em amor ao próximo. Muitos pensam que é impossível amar ao próximo como a nós mesmos, mas este é o único fruto genuíno do cristianismo. Amar a outros é revestir-se do Senhor Jesus Cristo; é andar e viver tendo em vista o mundo invisível. Devemos assim conservar-nos olhando para Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé. Review and Herald, 26 de junho de 1894.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª-A Lei de Deus é resumida em dois grandes mandamentos, amor a Deus e amor ao próximo. Podemos guardar o primeiro mandamento sem guardar o segundo?
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças : este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo 7. Não há outro mandamento maior do que estes.Marcos 12:30,31.
Os primeiros quatro dos dez mandamentos resumem-se num grande preceito: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração." Os últimos seis estão incluídos no outro: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Ambos estes mandamentos são uma expressão do princípio do amor. Não se pode guardar o primeiro e violar o segundo, nem se pode observar o segundo enquanto se transgride o primeiro. Quando Deus ocupa o lugar que Lhe é devido no trono do coração, será dado ao próximo o lugar que lhe pertence. Amá-lo-emos como a nós mesmos. E só quando amamos a Deus de maneira suprema, é possível amar o nosso semelhante com imparcialidade.O Desejado de Todas as Nações, 607.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Segunda-feira: 11/8_______________________Ano bíblico: Jeremias 4-6
3ª- Através dos mandamentos de Deus, que tem nos ensinado Jesus?
Aquele que diz que está na luz, e aborrece a seu irmão, até agora está em trevas.
I João 2:09.
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.Tiago 2:10.
E uma vez que todos os mandamentos se resumem no amor a Deus e ao homem, segue-se que nenhum preceito pode ser violado sem se transgredir este princípio. Assim ensinou Cristo a Seus ouvintes que a lei divina não se constitui de muitos preceitos separados, alguns dos quais são de grande importância ao passo que outros são menos importantes, podendo ser impunemente passados por alto. O Desejado de Todas as Nações, 607.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Terça-feira: 12/8__________________________Ano bíblico: Jeremias 7-9
4ª- Como diz o mandamento: quem é nosso próximo?
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.Lucas 10:26-37.
Nosso próximo não são meramente nossos associados e amigos especiais; não simplesmente os que pertencem a nossa igreja, ou que pensam como nós pensamos. Nosso próximo é toda a família humana. Devemos fazer o bem a todos os homens, e especialmente aos que são irmãos na fé. Devemos dar ao mundo uma demonstração do que significa praticar a lei de Deus. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas, e ao nosso próximo como a nós mesmos. Review and Herald, 1º de janeiro de 1895.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
5ª-Como agem aqueles que compreendem o amor de Deus?
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Tiago 2:8.
Onde quer que haja união com Cristo, aí há amor. Quaisquer outros frutos que produzamos se faltar o amor, de nada aproveitarão. O amor a Deus e ao próximo é a própria essência de nossa religião. Ninguém pode amar a Cristo sem amar a Seus filhos. Quando estamos unidos a Cristo, temos a mente de Cristo. A pureza e o amor resplandecem no caráter, a mansidão e a verdade controlam a vida. A própria expressão de nosso semblante se transforma. Cristo, habitando na alma, exerce um poder transformador, e o aspecto exterior testifica da paz e alegria que reinam no interior. Fruímos o amor de Cristo, como a vara tira alimento da videira. Se somos enxertados em Cristo, se fibra por fibra somos unidos à Videira Viva, traremos prova desse fato, produzindo ricos cachos de fruto vivo. Se estamos ligados à Luz, seremos condutos de luz, e em nossas palavras e atos refletiremos luz ao mundo. Os que são verdadeiramente cristãos são ligados com a cadeia de amor que une Terra e Céu, que liga o homem finito ao infinito Deus. Refletindo a Cristo-MM 1986, 96.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Quarta-feira: 13/8______________________Ano bíblico: Jeremias 10-13
6ª-Quando deve esse amor refletir em nossa vida?
Tudo com que temos que nos haver, é este dia de hoje. Hoje devemos ser fiéis ao nosso legado. Hoje devemos amar a Deus de todo o coração, e ao nosso próximo como a nós mesmos. Hoje é que nos cumpre resistir às tentações do inimigo, e pela graça de Cristo alcançar a vitória. Isto é vigiar e aguardar a vinda de Cristo. Devemos viver cada dia como se soubéssemos ser ele nosso último dia na Terra. Se soubéssemos que Cristo viria amanhã, não haveríamos então de comprimir no dia de hoje todas as palavras bondosas, todos os atos desinteressados que nos fosse possível? Devemos ser pacientes e amáveis, e possuídos de fervor intenso, fazendo tudo que está em nosso poder para ganhar pessoas para Cristo.Nos Lugares Celestiais - MM 1968, 355.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
7ª- Que faz a influencia da verdade no coração do homem?
Assim que, se alguém está em Cristo, nova d criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.II Cor 5:17.
A pura influência da verdade elevará o homem todo. Em suas relações de negócio com os semelhantes, terá o temor de Deus diante de si e amará a seu próximo como a si mesmo, tratando como quereria ser tratado. Sua conversação será verdadeira, pura e de caráter tão elevado, que os descrentes não poderão se aproveitar dela, ou com justiça falar mal dele, nem ficar aborrecidos com suas maneiras sem cortesia e sua linguagem imprópria. Ele introduzirá a santificadora influência da verdade em sua família, e fará resplandecer de tal maneira diante deles sua luz que, vendo suas boas obras, possam glorificar a Deus. Em todas as situações da vida, há de exemplificar a vida de Cristo.
I Testemunhos Seletos, 165.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Quinta-feira: 14/8_______________________Ano bíblico: Jeremias 14-16
8ª- Como seremos conhecidos pelos mundanos e infiéis que nos observam?
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.Mat. 7:20.
A lei de Deus não se satisfaz com coisa alguma que não seja a perfeição, a perfeita e inteira obediência a todos os seus reclamos. O chegar a meio caminho de suas reivindicações, e não prestar perfeita e completa obediência, de nada aproveitará. Os mundanos e infiéis admiram a coerência, e sempre se convenceram poderosamente de que Deus estava com Seu povo quando as obras desse povo correspondiam à fé que professavam. "Por seus frutos os conhecereis." Toda árvore é conhecida por seus frutos. Nossas palavras e ações são os frutos que apresentamos. I Testemunhos Seletos, 165.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Sexta-feira: 15/8________________________Ano bíblico: Jeremias 17-19
9ª-Que deve ser cultivado na nossa vida diária?
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.Mat5:44-45.
Cultivai o hábito de falar bem do próximo. Detende-vos sobre as boas qualidades daqueles com quem estais associados, e olhai o menos possível para seus erros e fraquezas. Quando sois tentados a queixar-vos do que alguém disse ou fez, louvai alguma coisa na vida ou caráter dessa pessoa. Cultivai a gratidão. Louvai a Deus pelo Seu admirável amor em dar a Cristo para morrer por nós. Nada lucramos em pensar em nossas mágoas. Deus convida-nos a meditar na Sua misericórdia e no Seu amor incomparável, a fim de que sejamos inspirados com o louvor.Obreiros Evangélicos, 480.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Sábado: 16/8___________________________Ano bíblico: Jeremias 20-23
10ª- pergunta para reflexão.
Podemos dizer que somos guardadores do sábado? Podemos fazer parte daqueles que irão compor apocalipse 14:12? Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Podemos dizer que fazemos parte dos remanescentes? Medite: Tiago 2:10. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Publicado em 10/09/2014