Cristo na cruz foi o meio pelo qual se encontraram a misericórdia e a verdade, e a justiça e a paz se beijaram. Este é o meio que deve mover o mundo.
1 – Que acontece quando uma igreja é infiel?
Quando uma igreja se demonstra infiel à obra do Senhor, seja qual for sua posição, embora elevado e sagrado seu chamado, o Senhor não pode mais agir com ela. Outros então são escolhidos para levar importantes responsabilidades. (Olhando Para o Alto, MM 1983 pág. 125).
2 – Com a rejeição da parte do sinédrio, que fez Jesus? Marc. 1:19,20.
O Sinédrio rejeitara a mensagem de Cristo, e intentava matá-Lo; portanto, Jesus partiu de Jerusalém, afastou-Se dos sacerdotes, do templo, dos guias religiosos, do povo que fora instruído na lei, e voltou-Se para outra classe, para proclamar Sua mensagem, e remir os que haviam de levar o evangelho a todas as nações. (O Desejado de Todas as Nações pág. 232).
3 – Que fez Cristo antes de Sua morte? Marc. 3:13,14.
O primeiro passo devia ser dado agora na organização da igreja que, após a partida de Cristo, O devia representar na Terra. Não tinham a sua disposição nenhum custoso templo, mas o Salvador conduziu os discípulos ao retiro que amava, e no espírito dos mesmos ficaram para sempre ligados os sagrados incidentes daquele dia com a beleza das montanhas, do vale e do mar. (O Desejado de Todas as Nações pág. 291).
4 – Como eram os homens que Jesus escolheu para serem seus discípulos? Atos 4:13.
Jesus escolheu homens ignorantes, porque não haviam sido instruídos nas tradições e errôneos costumes de seu tempo. Eram dotados de natural capacidade, humildes e dóceis - homens a quem podia educar para Sua obra. Há, nas ocupações comuns da vida, muitos homens que seguem a rotina dos labores diários, inconscientes de possuírem faculdades que, exercitadas, os ergueriam à altura dos mais honrados homens do mundo. Requer-se o toque de uma hábil mão para despertar essas faculdades adormecidas. Foram esses os homens que Jesus chamou para colaboradores, e deu-lhes a vantagem da convivência com Ele. (O Desejado de Todas as Nações pág. 250).
5 – Como era a igrejinha de Cristo nesse tempo? Mat. 10:5.
Quão fraca parecia a igreja, quando Cristo proferiu estas palavras! Havia apenas um punhado de crentes, contra os quais se dirigiria todo o poder dos demônios e dos homens maus; todavia, os seguidores de Cristo não deveriam temer. Edificados sobre a Rocha de sua fortaleza, não poderiam ser vencidos. (O Desejado de Todas as Nações pág. 413).
6 – Que argumento era usado para que os homens não se unissem ao grupo de Jesus? Tiago 2:5.
Quando Cristo pronunciou essa parábola, era o novo reino representado apenas por uns camponeses galileus. Sua pobreza e minoria foram apresentadas repetidamente como motivo por que os homens não se devessem unir a esses pescadores simples que seguiam a Jesus. (Parábolas de Jesus pág. 77,78).
7 – Que espírito atua nas igrejas ainda hoje? II Timóteo 3:5.
O espírito que atuava naqueles sacerdotes e príncipes é ainda manifesto por muitos que fazem alta profissão de piedade. Recusam-se a examinar o testemunho das Escrituras concernente às verdades especiais para este tempo. Apontam para o seu número, riqueza e popularidade, e olham com desdém os defensores da verdade, sendo estes poucos, pobres e impopulares, tendo uma fé que os separa do mundo. (O Grande Conflito pág. 596).
8 – Que diziam os sacerdotes com respeito a esses humildes homens?
Que querem dizer esses homens iletrados, alguns deles simples pescadores, que apresentam idéias contrárias às doutrinas que os letrados sacerdotes e autoridades estão ensinando ao povo? Não têm eles direito de se imiscuir com os princípios fundamentais de nossa fé. (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos pág. 69).
Imiscuir: Tomar parte; misturar-se (Dicionário de Português).
9 – Que incumbência recebeu esses discípulos? Mat. 28:19.
Os discípulos deviam sair como testemunhas de Cristo para anunciar ao mundo o que dEle tinham visto e ouvido. Seu cargo era o mais importante dos cargos a que já haviam sido chamados seres humanos, apenas inferior ao do próprio Cristo. Eles deviam ser coobreiros de Deus na salvação dos homens. (Atos dos Apóstolos pág. 19).
Coobreiros: um cooperador com Deus. (Dicionário de Português).
Pergunta adicional:
Quando Cristo chamou estes homens, havia profecia para o surgimento deles?
Publicado em 06/03/2014