Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
Domingo: 4/8____________________________Ano bíblico: Isaías 41-44
1ª – O que nos apresenta a Palavra de Deus?
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6:63.
A palavra de Deus apresenta o mais poderoso meio de educação, bem como a mais valiosa fonte de conhecimento ao alcance do homem. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
Segunda-feira: 5/8_________________________Ano bíblico: Isaías 45-48
2ª – O que faz o entendimento e como fica se for desinteressado?
As palavras da sua boca são malícia e engano: deixou de entender e de fazer o bem. Salmos 36:3.
O entendimento se adapta às dimensões dos assuntos com os quais lida. Caso se ocupe unicamente com questões triviais, comuns, sem nunca ser solicitado a diligente esforço para compreender grandes e eternas verdades, torna-se enfraquecido e atrofiado. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
3ª – Como deve ser seu estudo e como ficará o entendimento?
Dá instrução ao sábio e, ele se fará mais sábio: ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. Provérbios 9:9.
Seu estudo profundo, com espírito reverente e disposto a aprender, expandirá e fortalecerá a mente como nenhum outro estudo é capaz de fazer. Elas conduzem diretamente à contemplação das mais elevadas, enobrecedoras e estupendas verdades apresentadas ao coração do ser humano. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
Terça-feira: 6/8___________________________Ano bíblico: Isaías 49-51
4ª – Até onde chega o conhecimento de alguém com o entendimento desta maneira?
Dirigem-nos o pensamento ao infinito Autor de todas as coisas. Vemos revelado o caráter do Eterno, e ouvimos-Lhe a voz a comunicar-Se com patriarcas e profetas. Dirigem-nos o pensamento ao infinito Autor de todas as coisas. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
5ª – O que vemos explicado?
Vemos explicados os mistérios de Sua providência, os grandes problemas que têm prendido a atenção de toda pessoa que pensa, mas que, sem o auxílio da revelação, em vão o intelecto humano busca compreender. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
Quarta-feira: 7/8__________________________Ano bíblico: Isaías 52-55
6ª – O que faz a revelação?
A exposição das Tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices. Salmos 119:130.
Elas nos abrem ao entendimento um simples, mas notável sistema de teologia, apresentando verdades que uma criança pode aprender, mas que são, no entanto, de tão vasto alcance que confundem as capacidades da mente mais desenvolvida. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
Quinta-feira: 8/8__________________________Ano bíblico: Isaías 56-58
7ª – Que vantagem foi encontrada nos pescadores iletrados?
Os membros do Conselho Superior ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eram homens simples e sem instrução. E reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus. (linguagem de hoje). Atos 4:13.
Nosso Salvador não passa por alto o saber nem despreza a educação; escolheu, no entanto, iletrados pescadores para a obra do evangelho, por não haverem eles sido instruídos nos falsos costumes e tradições do mundo. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
8ª – Como eram esses homens?
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Lucas 10:21.
Eram homens dotados de boas aptidões naturais, e de um espírito humilde e receptivo ao ensino; homens a quem poderia educar para Sua grande obra. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
Sexta-feira: 9/8___________________________Ano bíblico: Isaías 59-62
9ª – O que fizeram os eruditos quando viram que Jesus tinha sabedoria superior a eles?
Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Lucas 2:47.
Os eruditos doutores da lei, sacerdotes e escribas desdenharam da oportunidade de ser ensinados por Cristo. Desejavam ensiná-lo, e frequentemente faziam à tentativa, apenas para serem derrotados pela sabedoria que lhes expunha a ignorância e repreendia a insensatez. Por causa de seu orgulho e preconceito, eles não aceitavam as palavras de Cristo, no entanto, surpreendiam-se com a sabedoria com que Ele falava. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
Sábado: 10/8_____________________________Ano bíblico: Isaías 63-66
10ª – Como foram e são as Palavras de Cristo nas mãos de todos que O representam até hoje?
O entendimento, para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia. Provérbios 16:22.
Mas as palavras e atos do humilde Mestre, registradas pelos iletrados companheiros de Sua vida diária, têm exercido vivo poder sobre o coração de homens e mulheres, desde aqueles dias até o presente. (Review and Herald, 25 de setembro de 1883).
Publicado em 17/03/2014