Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.
1-Quantos caminhos há diante de nós e quais são eles?
Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. Jeremias 21:8.
Acham-se diante de vós dois caminhos - a ampla estrada da satisfação própria e o caminho estreito do sacrifício. Podeis levar na estrada larga o egoísmo, o orgulho, o amor do mundo; os que trilham o caminho estreito, porém, têm de deixar de lado toda carga, e o pecado que tão comodamente nos rodeia. Que caminho escolhestes - a estrada que leva à morte eterna, ou a que conduz à glória e à imortalidade? The Youth'sInstructor, 13 de fevereiro de 1902.
2-Como é o caminho da vida?
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7: 14.
O estreito e ascendente caminho que conduzira ao lar e ao descanso forneceu a Jesus uma impressiva imagem do caminho cristão. A vereda que vos tenho proposto, disse Ele, é estreita; a porta é de difícil entrada, pois a regra áurea exclui todo orgulho e interesse egoísta. Maior Discurso de Cristo, pág.139.
O caminho dos retos é o caminho da paz. Ele é tão plano que o homem humilde temente a Deus pode andar nele sem tropeçar e sem fazer caminhos tortuosos. É um caminho estreito; mas homens de temperamentos diferentes podem andar lado a lado se seguirem o Capitão da salvação deles. Os que querem levar consigo todos os seus maus traços e hábitos egoístas não podem andar nesse caminho, pois ele é muito apertado e estreito.Como o Grande Pastor Se esforça para chamar Suas ovelhas pelo nome e convidá-las a seguirem o Seu exemplo! Ele busca os extraviados. Projeta a luz de Sua Palavra para mostrar-lhes o perigo. Fala-lhes do Céu em advertências e repreensões, e em convites para retornarem ao caminho certo.Testimonies, vol. 4, pág. 502.
3-Como é o caminho largo e que conselhos nos é dado?
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7:13.
Há, na verdade, uma estrada mais larga; mas seu fim é a destruição. Se quereis galgar o trilho da vida espiritual, deveis ascender continuamente; pois sua direção é para cima. Precisais marchar com os poucos; a multidão preferirá o caminho descendente.O Maior Discurso de Cristo, pág.139.
4-Que é preciso fazer para trilhar no caminho estreito?
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7.
Os que estão procurando ser vencedores serão afligidos pelas tentações do inimigo. Satanás os tentará a corromperem os princípios que precisam ser mantidos por todos os que querem alcançar a elevada norma que Deus colocou diante deles. Satanás se alegra quando pode induzir as pessoas a seguir idéias errôneas, até que seus nomes são riscados do livro da vida e inscritos entre os nomes dos injustos. Só podemos vencer da maneira como Cristo venceu - por meio de sincera obediência a todo mandamento de Deus. Verdadeira religião é obediência a todos os mandamentos de Deus.I Mensagens Escolhidas, pág. 99.
Mediante o esforço pessoal unido à oração de fé, a vida é preparada. Dia a dia o caráter se desenvolve à semelhança de Cristo. ... Pode significar um forte conflito para vencer os hábitos com os quais a pessoa tem sido condescendente, mas podemos vencer mediante a graça de Cristo. ...Se formos verdadeiros às admoestações do Espírito de Deus, iremos de graça em graça e de glória em glória até recebermos o toque final da imortalidade. Review and Herald, 10 de junho de 1884.
5- Quantos podem andar por este caminho?
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. I João 2:6.
Meu prezado irmão, olha sempre para Jesus e introduz o Céu em tua vida neste mundo. O caminho para o Céu é apertado, e estreita a porta, mas todos os que quiserem poderão passar pela porta e andar no caminho estreito. Para afinal alcançarmos o Céu, nosso Céu precisa começar cá em baixo. Quanto mais do Céu introduzirmos na vida aqui, tanto maior será nossa felicidade no lar celestial.Este Dia com Deus, 124.
A religião verdadeira está incorporada na Palavra de Deus, e consiste em estar sob a orientação do Santo em pensamento, palavra e ação. Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida toma o pesquisador humilde, diligente e sincero, e diz: Segue-Me. Ele o conduz no caminho estreito, à santidade e ao Céu. ... E todos os que decidem seguir inteiramente ao Senhor serão guiados no caminho real. Review and Herald, 29 de março de 1906.
6-Por que é mais fácil caminhar pelo caminho largo?
Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14: 12.
Na estrada que conduz à morte pode caminhar a raça inteira, com todo o seu mundanismo, todo o seu egoísmo, orgulho, desonestidade e aviltamento moral. Há espaço para as opiniões e doutrinas de todo homem, margem para seguir suas inclinações, para fazer seja o que for que lhe ditar o amor-próprio. A fim de andar pela estrada que leva à destruição, não é necessário procurar o caminho, pois larga é a porta, e espaçoso o caminho, e os pés se volvem naturalmente para a estrada que termina na morte.O caminho para a vida, porém, é apertado, e estreita é aporta. OMaior Discurso de Cristo, 139.
7- Qual a razão por que muitos acham o caminho muito estreito?
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I João 2:15.
Se vos apegais a qualquer pecado que vos rodeia, achareis o caminho demasiado estreito para poderdes entrar. Vossos próprios caminhos, vossa própria vontade, vossos maus hábitos e práticas, devem ser abandonados, se quiserdes prosseguir no caminho do Senhor. Aquele que quer servir a Cristo não pode acompanhar as opiniões do mundo ou satisfazer-lhe as normas. A vereda do Céu é demasiado estreita para as riquezas e as posições nela desfilarem, demasiado estreita para a ostentação de egocêntricas ambições, íngreme e acidentada demais para ser escalada pelos amantes da comodidade. Labuta, paciência, sacrifício, dificuldade, pobreza, a contradição dos pecadores contra Si, eis a porção de Cristo, e o mesmo deve ser nosso quinhão se queremos entrar um dia no paraíso de Deus. O Maior Discurso de Cristo,139,140.
Publicado em 18/05/2015