Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Cristo, a Escada para o Céu

Meditação do Dia - Cristo, a Escada para o Céu

A escada é o meio de comunicação entre Deus e o homem. Como a escada, se bem que seu topo penetrasse no Céu, tinha sua base na Terra, assim Cristo, se bem que Deus, revestiu Sua divindade com a humanidade e no mundo foi “achado na forma de homem”.

A Humanidade Dividida Em Duas Classes

Lição 03 - CAIM E SETE

Texto Básico: E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. Gênesis 4:25.

1 - Para compensar a morte de Abel, que fora dado para Adão? Como era Sete?

E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. Gênesis 5:3.

A Adão foi dado outro filho, para ser o herdeiro da promessa divina, herdeiro da primogenitura espiritual. O nome de Sete, dado a este filho, significava "designado", ou "compensação", "porque", disse a mãe, "Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou." Gên. 4:25. Sete era de estatura mais nobre do que Caim ou Abel, e parecia-se muito mais com Adão do que os demais filhos. Tinha caráter digno, seguindo as pegadas de Abel. Contudo não herdou mais bondade natural do que Caim. Com referência à criação de Adão, acha-se dito: "À semelhança de Deus o fez"; mas o homem, depois da queda, "gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem". Gên. 5:1 e 3.Patriarcas e Profetas, pág. 80.

2 - Sendo os filhos de Deus obedientes ao sábado como eram os descendentes de Caim?

Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? Amós 3:3

O sábado foi honrado por todos os filhos de Adão que permaneceram fiéis para com Deus. Mas Caim e seus descendentes não respeitaram o dia em que Deus repousara. Escolheram o seu próprio tempo para o trabalho e para o descanso, sem consideração para com o mandado expresso de Jeová. ...Por algum tempo as duas classes permaneceram separadas. A descendência de Caim, espalhando-se do lugar em que a princípio se estabeleceu, dispersou-se pelas planícies e vales onde os filhos de Sete haviam habitado; e os últimos, para escaparem de sua influência contaminadora, retiraram-se para as montanhas, e ali fizeram sua morada. Patriarcas e Profetas, págs. 80-81.

3 - Que aconteceu com as duas classes que por tempo permaneceram separadas?

Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? Amós 3:3.

Após a trasladação de Enoque para o Céu, os filhos dos homens que se colocavam contra o culto a Deus começaram a seduzir os filhos de Deus. Havia dois grupos no mundo de então, e sempre haverá. Os adoradores de Deus chamavam-se filhos de Deus. Os descendentes de Sete subiram as montanhas e lá fizeram sua morada, separados dos filhos de Caim. Ali, em seus lares nas montanhas, pensavam preservar-se da impiedade predominante e da idolatria dos descendentes de Caim. Mas depois de lhes serem removidas as exortações e a influência de Enoque, começaram a unir-se com os descendentes de Caim. Manuscrito 86, 1886.

Mas com o correr do tempo arriscaram-se pouco a pouco a misturar-se com os habitantes dos vales. Esta associação produziu os piores resultados. "Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas." Gên. 6:2. Os filhos de Sete, atraídos pela beleza das filhas dos descendentes de Caim, desagradaram ao Senhor casando-se com elas. Muitos dos adoradores de Deus foram seduzidos ao pecado pelos engodos que constantemente estavam agora diante deles, e perderam seu caráter peculiar e santo. Patriarcas e Profetas, pág. 82.

4 - Que conselho a palavra de Deus nos dá sobre a associação com os infiéis?

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 2 Coríntios 6:14-15.

Mediante a associação com aqueles que não têm fé em Deus, são imperceptivelmente insinuadas na mente e no coração idéias errôneas da parte do operador-mestre do engano. Essas constituem a ruína de muitos. Escolherão vocês a companhia dos irreligiosos e desleais, que se encontram em aberta transgressão da lei de Deus? Separar-se-ão por escolha própria daqueles que amam a Deus? Colocar-se-ão tão longe da luz quanto possível? Esse é o caminho ilusório. Os irmãos nunca se acharão onde haja luz em demasia, mas ai daqueles que escolherem as trevas em lugar da luz. Manuscrito 49, 1893.

5 - O que sempre houve e haverá no mundo e quem são eles?

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Mal 3:18.

Aqui desejo impressionar lhes a mente com o fato de que há sempre dois grupos: aqueles que se posicionam como fiéis sentinelas de Deus, e aqueles que estão contra Deus. Deus tem um teste e uma prova para cada ser humano vivente sobre a face da Terra. Há sempre testemunhas fiéis a Deus, representantes da justiça divina, e outros que se opõem a Deus, representantes do governo de Satanás. É privilégio de todos os que testemunham esses dois grupos escolher a qual deles pertencerão. ...Os descendentes de Sete poderiam ter preservado sua integridade diante de Deus e exercido uma influência salvadora sobre os habitantes do mundo antigo, mas em vez de fazer isso começaram a unir-se à corrupção universal que prevalecia nos vales.Cristo Triunfante-MM 2002, pág.39.

6 - Que lição devemos tirar aqui, em relação ao procedimento das duas classes, e do agir de Deus?

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1: 25.

Os adoradores de Caim desprezavam tudo o que se assemelhasse às ofertas sacrificais que representavam o Cordeiro de Deus que tiraria os pecados do mundo. ... Aqui vemos os dois grupos em evidência naquela época degenerada. Nem tudo era corrupção; nem tudo era fidelidade. ...A lei de Deus era calcada aos pés dos adoradores de Caim - estes eram idólatras; adoravam a criatura em lugar do Criador. Os descendentes de Sete reconheciam o poder, o domínio e o direito do Deus vivo para governar. Deus suportou a perversidade e iniquidade daquela raça de longevos até declarar que não mais os toleraria. Enviou anjos a Noé para informar-lhe qual era o Seu propósito a respeito dos habitantes do mundo antigo. Aquele fiel filho da justiça [Noé] declarou aos habitantes a mensagem segundo a qual cento e vinte anos marcariam o fim de seu tempo de graça. Manuscrito 86, 1886.

7 - Como seguirão essas duas classes?

Sempre tem havido e sempre haverá duas classes na Terra, até o fim do tempo - os crentes em Jesus e os que O rejeitam. Pecadores, embora perversos, abomináveis e corruptos, pela fé Nele serão purificados, tornados limpos, mediante o poder de Sua palavra. ... Os que rejeitam a Cristo e recusam acreditar na verdade ficarão cheios de amargura contra aqueles que aceitam a Jesus como seu Salvador pessoal. Mas os que aceitam a Cristo são transformados e dominados pela manifestação de Seu amor e de Sua humilhação, do sofrimento e da morte em seu favor. Review and Herald, 24 de julho de 1894.

Publicado em 16/02/2019

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento