A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
1-Que advertência é dada individualmente?
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8.
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. Salmos 105:4.
Individualmente e como um povo temos uma solene obra perante nós. Há uma preparação diária do coração e mente a ser conseguida a fim de que sejamos preparados para cumprir os propósitos de Deus para nós. Os perigos dos últimos dias estão sobre nós, e neste tempo estamos determinando qual será nosso destino para a eternidade. Individualmente devemos formar caráter que suporte o teste do juízo. Manuscrito 61, 1901.
2-Qual deve ser o resultado desta obra?
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Lucas 1: 17.
E o que precisa ser feito e tem sido revelado? Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. Zacarias 8: 16.
O ministério da Palavra está destinado a preparar um povo para permanecer de pé nos tempos de tentação em que vivemos; e os membros da igreja devem cooperar com a obra do ministério por revelar na vida os princípios da verdade, que nenhuma palavra seja proferida e nenhum ato realizado que levem a caminhos falsos ou criem um estado de coisas que Deus não pode aprovar. Têm-me sido revelados os graves perigos que enfrentaremos nesses últimos dias de perigo e tentação. Manuscrito 61, 1901.
3-Que fazer para não sermos controlados por nossos próprios traços de caráter?
Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Provérbios 4: 13.
Nossa única luz e guia seguros para estes últimos dias estão na Palavra de Deus. Devemos tomar esta Palavra como nossa conselheira, e fielmente seguir suas instruções, ou descobriremos que estamos sendo controlados por nossos próprios traços peculiares de caráter, e nossa vida revelará uma obra egoísta que será um impedimento e não uma bênção a nossos semelhantes. Precisamos dirigir-nos à Palavra de Deus em busca de conselho para todo passo que damos, pois o eu está sempre pronto para lutar pela supremacia. Manuscrito 61, 1901.
4-Como Deus tem demonstrado sua misericórdia para conosco?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26: 41.
Considerando a brevidade do tempo, nós como povo devemos vigiar e orar, e em caso algum permitir que sejamos desviados da solene obra de preparo para o grande acontecimento à nossa frente. Por isso que o tempo aparentemente se estende, muitos se tornaram descuidados e indiferentes em relação a suas palavras e ações. Não reconhecem o perigo em que se acham, e não veem nem compreendem a misericórdia de nosso Deus em lhes estender o tempo de graça, a fim de que tenham tempo para formar o caráter para a vida futura imortal. Cada momento é do mais alto valor. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 503.
5-Com que propósito é nos dado esse tempo de graça?
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5:16-16
O tempo lhes é concedido, não para ser empregado em seguir sua própria comodidade e tornarem-se habitantes da Terra, mas para ser empregado na obra de vencer cada defeito de seu caráter e em ajudar os outros, pelo exemplo e pelo esforço pessoal, a verem a beleza da santidade. Deus tem sobre a Terra um povo que, com fé e santa esperança, está acompanhando o rolo da profecia a cumprir-se rapidamente, e buscando purificar a alma na obediência à verdade, a fim de que não sejam encontrados sem as vestes nupciais quando Cristo aparecer. ... Os sinais preditos na profecia estão-se cumprindo rapidamente em volta de nós. Isto deve despertar todo verdadeiro seguidor de Cristo, levando-o a zelosa ação. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 503-505.
6-Qual deve ser nossa mais urgente atitude?
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6.
Hoje, devemos vigiar a fim de não pecarmos por palavras e atos. ... Precisamos buscar hoje a Deus, e estar decididos a não ficar satisfeitos sem Sua presença. Devemos vigiar e trabalhar e orar como se este fosse o último dia que nos fosse concedido. Quão intensamente zelosa, então, seria nossa vida! Quão de perto seguiríamos a Jesus em todas as nossas palavras e ações! Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 60.
7- Que simples hábito pode fazer com que deixemos de desfrutar as bênçãos e aproveitar as oportunidades do presente?
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6: 34.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mateus 25: 13.
O hábito de ficar pensando em males antecipados, não é sábio nem cristão. Assim fazendo, deixamos de desfrutar as bênçãos e aproveitar as oportunidades do presente. O Senhor exige que cumpramos os deveres do dia de hoje, e lhe suportemos as provas. Hoje, devemos vigiar a fim de não pecarmos por palavras e atos. Cumpre-nos hoje louvar e honrar a Deus. Pelo exercício de uma fé viva hoje, temos de conquistar o inimigo. Precisamos buscar hoje a Deus, e estar decididos a não ficar satisfeitos sem Sua presença. Devemos vigiar e trabalhar e orar como se este fosse o último dia que nos fosse concedido. Quão intensamente zelosa, então, seria nossa vida! Quão de perto seguiríamos a Jesus em todas as nossas palavras e ações! Testimonies, vol. 5, pág. 200.
Publicado em 16/03/2016