Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Guia Para Toda a Humanidade

Meditação do Dia - Guia Para Toda a Humanidade

Pendurai as preciosas palavras de Cristo na galeria da memória. Elas devem ser muito mais apreciadas do que ouro ou prata.

A Humanidade Dividida Em Duas Classes

Lição 02 - CAIM E ABEL

Texto Básico:Agradou-Se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não Se agradou. Gên. 4:4 e 5.

1- Qual foi a instrução do Senhor para Caim e Abel, e quais foram suas escolhas?

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Gênesis 4:4.

O Senhor dera a Caim e Abel instruções relacionadas com o sacrifício que deveriam trazer-Lhe. Abel, guardador de ovelhas, obedeceu à ordem do Senhor e trouxe um cordeiro como oferta. Esse cordeiro, ao ser morto, representava o Cordeiro de Deus, que seria morto pelos pecados do mundo. Caim trouxe como oferta o fruto da terra, sua própria produção. Não estava disposto a depender de Abel quanto a uma oferta. Não lhe pediria um cordeiro. Pensou em suas próprias obras perfeitas, e estas apresentou ele a Deus. Manuscrito 136, 1899.

2 - O que impediu Caim de obedecer as instruções do Senhor?

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Gênesis 4:3.

Abel, como sacerdote, com fé solene ofereceu seu sacrifício. Caim estava desejoso de oferecer os frutos da terra, mas recusou relacionar sua oferta com sangue de animais. Seu coração recusava mostrar arrependimento do pecado e fé num Salvador, por intermédio da oferta do sangue de animais. Recusou admitir sua necessidade de um Redentor. Isto para o seu coração orgulhoso era dependência e humilhação. No Deserto da Tentação, pág. 28.

3 - Qual foi o resultado da escolha do sacrifício de Caim?

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:5.

Caim conversou com Abel acerca de seus sacrifícios e acusou a Deus de parcialidade. Abel arrazoou com seu irmão, repetindo-lhe as exatas palavras da ordem divina a ambos, em relação às ofertas que Ele requeria. Caim sentiu-se provocado porque seu irmão mais novo se atrevia a ensiná-lo. Permitiu que a inveja e o ciúme lhe enchessem o coração. Odiou seu irmão porque este fora preferido em lugar dele... Enquanto ponderava a questão, Caim se tornava cada vez mais irado. Viu seu erro ao oferecer somente seus produtos diante do Senhor, sem o devido sacrifício de um cordeiro, mas decidiu defender a si mesmo e condenar Abel. Satanás operou através dele, inspirando-o com o desejo de matar seu irmão. Manuscrito 136, 1899.

4 - Que faz Deus com aqueles que o buscam, e que faz também Satanás?

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lamentações 3:25.

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.Apocalipse 12:10.

Nas atividades do povo de Deus, sempre houve tempos de prova e teste, e Deus não determinou que protegêssemos homens, mulheres e jovens das vicissitudes que provam o caráter. Deus revelará sua atuação e concederá Seus atributos às pessoas humildes que O buscam. Satanás também revelará suas operações e concederá a cada pessoa que ele tenta os seus atributos, suas malignas suspeitas, suas palavras más e acusadoras contra os irmãos. A partir desse estado de coisas, o Senhor não poderá possivelmente proteger aqueles que se colocam ao lado do inimigo, pois Ele não compele a mente humana. Concede Seus brilhantes raios de luz como uma lâmpada para guiar e conduzir todos os que andam nos raios que Dele procedem. Essa lâmpada, a Sua Palavra, é luz para nossos pés. Mas se as pessoas desprezam o caminho iluminado pelos raios celestes e escolhem um caminho que venha ao encontro de seu coração natural, tropeçarão nas trevas, sem saber onde tropeçam ou por quê. Acusarão e odiarão as próprias pessoas que fizeram caminho reto para seus pés.Manuscrito 57, 1896 (Manuscript Releases, vol. 18, págs. 363-365).

5 - Semelhante a experiência de Caim, o que acontece hoje?

Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Filipenses 2:14.

Conclamo a todos os que se empenham na obra de murmurar e compadecer-se de si mesmos porque algo se disse ou fez contrário à sua vontade e porque não recebem como julgam a devida consideração, a que se lembrem de que estão realizando a própria obra que Satanás começou no Céu. Estão a seguir-lhe o trilho, semeando descrença, desentendimento e deslealdade, pois ninguém pode abrigar sentimentos de insatisfação e guardá-los em segredo. Precisam contar a outros que não são tratados como deveriam. Assim outros são levados a murmurar e queixar-se. Essa é a raiz da amargura brotando, pela quais muitos são corrompidos. Assim trabalha Satanás hoje por intermédio de seus anjos maus. Alia-se com pessoas que alegam estar na fé, e aqueles que procuram realizar fielmente a obra de Deus... sofrerão provas tão severas quanto as que Satanás pode produzir mediante aqueles que alegam conhecer a verdade. O êxito de Satanás é proporcional à luz e ao conhecimento que têm esses opositores. A raiz da amargura se aprofunda e é comunicada a outros. Assim muitos são corrompidos. Manuscrito 57, 1896 (Manuscript Releases, vol. 18, págs. 363-365).

6 - Que lição podemos aprender através desta história?

E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. Gênesis 4:25.

Através dessa história o Senhor ensinaria a todos que se deve obedecer implicitamente à Sua Palavra. Caim e Abel representam duas classes - os ímpios e os justos, aqueles que seguem seu próprio caminho e aqueles que conscienciosamente guardam os caminhos do Senhor para fazer justiça e juízo. ...Abel não tentou forçar Caim a obedecer à ordem de Deus. Foi Caim, inspirado por Satanás e cheio de ira, quem usou a força. Furioso porque não conseguia compelir Abel a desobedecer a Deus e porque Deus havia aceitado a oferta de Abel e recusado a dele, que não reconhecia o Salvador, Caim matou seu irmão. Manuscrito 136, 1899.

7 - Até quando existirá duas classes?

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. Gênesis 4:8.

Os dois grupos, representados por Caim e Abel, existirão até ao encerramento da história terrestre. O que pratica o bem, o obediente, não guerreia contra o transgressor da santa lei de Deus. Mas aqueles que não respeitam a lei de Deus oprimem e perseguem outras pessoas. Seguem o seu líder, que é o acusador de Deus e daqueles que são aperfeiçoados pela obediência. ... O espírito que leva pessoas a acusar, condenar, aprisionar e matar outras tem-se tornado forte em nosso mundo. É esse o espírito que sempre opera nos filhos da desobediência. Manuscrito 136, 1899.

Publicado em 16/02/2019

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento