A fé genuína é um tesouro precioso que une a natureza humana à divina, levando à obediência e progresso espiritual. Pelo conhecimento de Deus e de Jesus, recebemos graça e paz, bem como promessas que nos tornam participantes da natureza divina. Essa fé deve ser cultivada continuamente, sendo o veículo para bênçãos espirituais. Assim, a vida cristã é um crescimento constante em glória e virtude.
1 – Que deve ser cuidadosamente estudado ao ponto de impressionar o coração do povo de Deus nesses últimos dias? Hebreus 8:1,2.
Quando pensava em compreender isso, fiquei sobremodo perturbado; até que entrei no santuário de Deus: então entendi eu o fim deles. Salmos 73:16,17.
O grande plano de redenção, conforme revelado na obra final para estes últimos dias, deve ser cuidadosamente estudado. As cenas relacionadas com o santuário celestial devem de tal modo impressionar o espírito e o coração de todos, que estes sejam capazes de impressionar também a outros. (II Testemunhos Seletos pág. 219.)
2 – Que obra está sendo ministrada por Cristo no santuário celestial? Heb. 9:24.
Deve o povo de Deus ter agora os olhos fixos no santuário celestial, onde se está processando a ministração final de nosso grande Sumo Sacerdote na obra do juízo - e onde está intercedendo por Seu povo. (Review and Herald, 27 de novembro de 1883.)
3 – Quem deve testemunhar dessas verdades? A obra do santuário faz referência a quem? II Coríntios 5:10.
Todos os que receberam luz sobre estes assuntos devem dar testemunho das grandes verdades que Deus lhes confiou. O santuário no Céu é o próprio centro da obra de Cristo em favor dos homens. Diz respeito a toda alma que vive sobre a Terra. Patenteia-nos o plano da redenção, transportando-nos mesmo até ao final do tempo, e revelando o desfecho triunfante da controvérsia entre a justiça e o pecado. É da máxima importância que todos investiguem acuradamente estes assuntos, e possam dar resposta a qualquer que lhes peça a razão da esperança que neles há (O Grande Conflito 488.)
4 – Que deve haver hoje entre o povo de Deus? Esta obra ocorre individualmente, ou como um povo? Daniel 8:14.
Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer (no santíssimo)? porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi, e os afinará como ouro e como prata: então ao Senhor trarão ofertas em justiça. Mal. 3:23.
Enquanto o juízo investigativo prosseguir no Céu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos estão sendo removidos do santuário, deve haver uma obra especial de purificação, ou de afastamento de pecado, entre o povo de Deus na Terra. (O Grande Conflito pág. 425).
5 – De que maneira o povo de Deus será colocado em harmonia com Cristo? I João 2:1,2.
Pelo estudo, meditação e oração, o povo de Deus será elevado acima do nível das idéias e sentimentos comuns e terrenos, e posto em harmonia com Cristo e Sua grande obra de purificação no santuário celestial. (II Testemunhos Seletos pág. 220.)
6 – Até onde seguiremos a Cristo? Com que preocupação? Hebreus 10:19.
Sua fé O seguirá até dentro do santuário, e Seus adoradores na Terra terão o cuidado de passar em revista a sua vida, aferindo o seu caráter pelo grande padrão de justiça. (II Testemunhos Seletos pág. 220.)
7 – Que o povo de Deus descubrirá? À quem Deus impôs essa obra, indivíduos ou ministério? I Coríntios 9:16.
Descobrirão seus próprios defeitos e reconhecerão também que necessitam do auxílio do Espírito de Deus a fim de estar habilitados para a grande e solene obra do presente tempo, que Deus impôs aos Seus embaixadores. (II Testemunhos Seletos pág. 220.)
8 – Quando a igreja da profecia obteve o conhecimento do santuário, que Ellen White disse que ainda era nescessário? Hebreus 9:24.
E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. I Pedro 1:19.
Todos precisam compreender melhor a obra da expiação que está sendo efetuada no santuário do Céu. (II Testemunhos Seletos pág. 220.)
9 – Quando houvesse essa melhor compreenção, que aconteceria? Hebreus 9:27,28
Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Isaías 60:1.
Quando essa importante verdade for reconhecida e compreendida, os que a abraçarem trabalharão de acordo com Cristo, a fim de preparar um povo que esteja em pé no grande dia de Deus e seus esforços serão bem-sucedidos. (II Testemunhos Seletos pág. 220.)
10 – O que precisamos ter antes da crise? Efésios 6:13. E por que? Jeremias 8:20.
Não siga ninguém o exemplo das virgens imprudentes, pensando que será seguro esperar até que venha a crise, antes de obter um preparo do caráter suficiente para subsistir naquele tempo. Será demasiado tarde buscar a justiça de Cristo quando os hóspedes forem chamados e examinados. (Para Conhecê-lo, MM 1965 pág. 350.)
Crise: Esta crise será atingida quando as nações se unirem na invalidação da lei de Deus. (Decreto Dominical) (MM 77Maranata, O Senhor Vem pág. 260.)
Examinados: O exame dos convidados pelo rei representa uma cena de julgamento. (Parábola de Jesus pág. 310.)
PARA REFLETIR:
No cumprimento da profecia, de que a verdade do santuário seria melhor compreendida e iniciaria uma obra de preparação, surgiu o Movimento do Advento, compreendendo melhor esse assunto. Compreendemos também, que é por ocasião da lei dominical que a igreja de Deus será examinada.
Publicado em 08/05/2014