Quando iluminado pelo Espírito, o crente contempla a perfeição de Jesus, reconhece seu próprio pecado e incapacidade, mas encontra em Cristo inocência e poder infinito. Ele se alegra profundamente pelo sacrifício de Cristo, que nos concede Sua justiça. O eu se torna insignificante; Jesus é tudo.
1ª – Desde quando havia sido observado o sistema dos dízimos?
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14:20.
O sistema do dízimo foi ordenado por Deus, e havia sido observado desde os primitivos tempos. Abraão, o pai dos fiéis, deu dízimo de tudo quanto possuía. (O Desejado de todas as nações pág. 616).
Segunda-feira: 31/12_____________________Ano bíblico: Vista geral de toda a Bíblia
2ª – Pra quem Abraão deu o dízimo?
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz.Hebreus 7:2; E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. Gênesis 14:18.
Cumprindo o que Deus deles requer, deviam manifestar em ofertas a apreciação das misericórdias e bênçãos a eles concedidas. Isto continuou através de sucessivas gerações, e foi observado por Abraão, que deu dízimos a Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo. (Conselho Sobre Mordomia 69).
3ª – Que importante voto fez Jacó?
E Jacó votou um voto dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.Gênesis 28:20-22.
Com profunda gratidão repetiu a promessa de que a presença de Deus seria com ele; e então fez este voto solene: "Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestidos para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente Te darei o dízimo." (Patriarcas e Profetas 187).
4ª - Que lei foi confirmada quando Israel estava preste a estabelecer-se como nação?
Tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor. Levítico 27:32.
Quando os israelitas estavam prestes a estabelecer-se como nação, a lei dos dízimos foi confirmada, como um dos estatutos divinamente ordenados, da obediência ao qual dependia a sua prosperidade. (Patriarcas e Profetas 525).
5ª – Qual era o grande objetivo do Criador ao trazer o sistema dos dízimos e ofertas?
Faz crescer a erva para os animais, e a verdura para o serviço do homem, para que tire da terra o alimento. Salmos 104:14.
O sistema dos dízimos e ofertas destinava-se a impressionar a mente dos homens com uma grande verdade - verdade de que Deus é a fonte de toda bênção a Suas criaturas, e de que a Ele é devida a gratidão do homem pelas boas dádivas de Sua providência. (Patriarcas e Profetas 525).
6ª – Quem dá ao homem poder de ganho?
Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24:1.
O Senhor declara: "Meu é todo o animal da selva, e as alimárias sobre milhares de montanhas." "Minha é a prata, e Meu é o ouro." E é Deus quem dá aos homens o poder de adquirir riquezas. Ageu 2:8. Como reconhecimento de que todas as coisas provêm dEle, o Senhor determinou que parte de Seus abundantes dons Lhe fosse devolvida em dádivas e ofertas para manterem o Seu culto. "As dízimas... são do Senhor." Levítico 27:30.
7ª – A quem pertence toda a riqueza? Que fazemos quando damos à obra de Deus?
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. I Crônicas 29:14.
Dando para a obra de Deus, acumulais para vós mesmos tesouros no Céu. Tudo que depositais no alto, está seguro contra desastres e perdas, e aumenta no sentido de um capital permanente, eterno. (Review and Herald, 24 de janeiro de 1888).
8ª – Pode alguém impunemente apropriar-se desta parte?
Deus reservou para Si uma porção especificada do tempo do homem e de seus meios, e ninguém poderia impunemente apropriar-se de qualquer dessas coisas para seus próprios interesses. (Patriarcas e Profetas 526).
A porção que Deus reservou para Si, não deve ser desviada para nenhum outro desígnio que não aquele por Ele especificado. Ninguém se sinta na liberdade de reter o dízimo, para empregá-lo segundo seu próprio juízo. Não devem servir-se dele numa emergência, nem usá-lo segundo lhes pareça justo, mesmo no que possam considerar como obra do Senhor. (Conselho Sobre Mordomia 101).
9ª – Que semelhança existe entre os dízimos e o sábado?
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Êxodo 20:10; Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor. Levítico 27:30.
"As dízimas... são do Senhor." É empregada aqui a mesma forma de expressão que se encontra na lei do sábado. "O sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus." (Patriarcas e Profetas, págs. 525 e 526).
Publicado em 12/03/2014