1. Sobre que assuntos não devemos ser ignorantes?
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. I Tess. 4:13.
Resp.: _____________________________________________.
2. Que é apresentado como base de esperança e conforto?
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. I Tess. 4:14.
Resp.: ___________________________________________
3. Quando se dará esta ressurreição dos santos?
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. I Tess. 4:15 e 16.
Resp.:_______________________________________________
4. Que acontecerá então?
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. I Tess. 4:17.
Resp.:____________________________________________
5. Com que devemos consolar-nos uns aos outros?
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
I Tess. 4:16.
Resp.:____________________________________________
6. Que promessa fez Cristo aos que desceram à sepultura?
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:28 e 29.
Resp.:____________________________________________
7. Que é dito dos que estiverem incluídos na primeira ressurreição?
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apoc. 20:6.
Resp.:____________________________________________
8. Que disse Cristo de Si mesmo?
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apoc. 1:18. Resp.:____________________________________________
9. Que pergunta fez Jó, e que resposta ele dá?
Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.Chamar-me-ias, e eu te responderia: afeiçoa-te à obra de tuas mãos. Jó 14:14 e 15.
Resp.:____________________________________________
10. Como ressuscitarão os santos?
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. I Cor. 15:51 e 52. Resp.:____________________________________________
11. Que grande mudança ocorrerá então em seus corpos?
Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. I Cor. 15:42-44.
Resp.:____________________________________________
12. Que pergunta fará os santos?
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?I Cor. 15:55.
Resp.:___________________________________________________
13. Qual era esperança de Daví?
Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfazer-me-ei da tua semelhança quando acordar. Sal. 17:15. Resp.:____________________________________________
14. Que confortadora promessa fez Deus concernente aos santos que dormem?
Eu os remirei da violência do inferno, e os resgatarei da morte: onde estão, ó morte, as tuas pragas? onde está, ó inferno, a tua perdição? o arrependimento será escondido de meus olhos. Osé. 13: 14.
Resp.:____________________________________________
15. Que mais prometeu Ele fazer?
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas
Apoc. 21: 4.
Resp.:____________________________________________
Publicado em 11/06/2014