A asma é a manifestação de natureza alérgica provocada por espasmo das vias respiratórias. Os brônquios se fecham, produzindo sensação de aperto, falta de ar, tosse e chiado característico no peito. Não se deve brincar com a asma. Trata-se de distúrbio que mata milhares de pessoas todos os anos. Muitos subestimam seus sintomas e suas causas. Mas existem vários tratamentos naturais que podem combater e prevenir esse distúrbio.
Publicado em 31/05/2016 - 1139 visitas - 0 Comentários
Na maioria das vezes, a asma ocorre como resultado do aumento da sensibilidade da traquéia e dos brônquios às diversas substâncias irritantes, como a poeria, constituindo reação do tipo alérgica (hiper-reatividade brônquica). As vias respiratórias se contraem e surgem as reações que acabamos de descrever.
Alcachofra – O uso frequente, várias vezes ao dia, de caldo de alcachofra com um pouco de azeite e muito suco limão dá excelentes resultados na asma, em poucos dias de uso. Não acredita? experimente!
Cenoura – Preparar caldo concentrado do cozimento de cenouras adoçado com mel. Tomar morno. Como preparar: Cozer 250 gramas de cenoura bem picada em meio litro de água, até que esta se torne viscosa, e adoçar com 1/2 xícara de mel. Tomar de 4 a 6 colheres, das de sopa, ao dia.
Salsa – Os asmáticos encontrarão grande alívio se, em jejum, tomarem este suco com leite quente e mel. Tomar 1/2 copo de suco das folhas e dos talos de salsa com igual quantidade de leite quente, adoçados com mel, em jejum. Se o paciente for sensível à proteína do leite (há muitos que são), suprimi-lo.
Abóbora- Xarope de sementes descascadas (60 g de sementes, 40 g de mel e xícaras de água). Processar tudo no liquidificador e adicionar 25 gotas de própolis, Tomar 1 colher (chá) 5 vezes ao dia.
Alho- Amassar 4 dentes de alho, adicionar o suco de 2 limões e 15 gotas de própolis. Tomar 3 colheres (chá) 4 vezes ao dia.
Couve- Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Adoçar com mel de abelhas e tomar 4 xícaras ao dia.
Tratamentos naturais para asma com banana -maçã, jaca e maçã banana-maçã – Assar a muda pequena da banana-maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas. Depois espremer para obter o clado, misturar com mel de abelhas e tomar uma xícara por dia.
Jaca- Chá da raiz de jaqueira (10 g de raiz para 500 ml de água). Tomar 3 xícaras ao dia (para cada xícara, adicionar 10 gotas de própolis).
Maçã – Uma refeição de maçã assada, quente, com mel, no desjejum. Ou cozer a maçã picada em pouca água, com mel. Tomar 3 ou 4 xícaras deste caldo por dia.
Apontado por práticos das terapias naturais como muito eficaz, este xarope natural se prepara da seguinte maneira: Uma “cachopa” ( ou umbigo) da bananeira, preferivelmente bana-nanica ( ou d’água, ou caturra), com peso de 1 kg. A banana deve estar começando a amadurecer.
1 litro de mel
50 ml de tintura-mãe de gengibre
40 ml de própolis verde
Modo de fazer: Picar o umbigo da bananeira no mel. Misturar. Deixa num vaso de argila por 48 horas. Bater o liquidificador e coar. Adicionar o própolis e a tintura de gengibre. Misturar bem.. Deixar o recipiente entreaberto por 24 horas, para não fermentar. Usar por 30 dias, de 4 a 6 colheres, das de sopa, ao dia. Parar por 8 dias. Repetir duas ou três vezes o processo.
Tomar o chá de eucalipto adoçado com mel. Parte usada: folhas. Dose: duas colheres, das de sopa, da planta picada para meio litro de água, uma ou duas xícaras ao dia.
Tomar o chá de guaco. Parte usada: folhas. Dose: uma colher, das de sopa, da planta picada para meio litro de água, uma xícara por dia. Tomar aos goles.
Alfazema- Chá das folhas (15 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
Cardo-santo – Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Gengibre- Chá da raiz (20 para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Fonte: Remédios da Terra