Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Conteúdo do Artigo - DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Provérbios 7:1,2

Publicado em 20/07/2018 - 7045 visitas - 0 Comentários

Plano de Deus

Atos 3:21,22 -  É necessário que Jesus permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, conforme já decretou há muito tempo, por intermédio dos seus santos profetas. Porquanto declarou Moisés:‘O Senhor Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a Ele ouvireis em tudo que vos ordenar.

Jesus Se tornou um Homem para que pudesse fazer mediação entre o ser humano e Deus. Revestiu Sua divindade com a humanidade associou – Se à raça humana, para que, com Seu longo braço humano, pudesse circuncidar a humanidade, e, com Seu braço divino, pudesse alcançar o trono da Divindade. Fez isso para que pudesse restaurar no ser humano a mente original que este perdeu no Éden pela sedutora tentação de Satanás, e levar o pecador a perceber que é para seu bem presente e eterno que ele obedeça aos mandamentos de Deus. A Desobediência não está de acordo com a natureza que Deus deu ao ser humano no Éden. 7º Comentário Bíblico.pág.1031

Apenas aqueles que pela fé em Cristo obedecem a todos os mandamentos de Deus alcançarão a condição de impecabilidade na qual Adão vivia antes de Sua transgressão. Eles testificam de seu amor a Cristo ao obedecerem a Seus preceitos. Manuscrito 122. 1901 6 Comentário Bíblico pag.1248.  

O profeta descreve aqui um povo que, em tempo de geral abandono da verdade e da justiça, está procurando restaurar os princípios que são o fundamento do reino de Deus. São os reparadores das brechas que têm sido feitas na lei de Deus - o muro posto em torno dos Seus escolhidos para a sua proteção, preceitos de justiça, verdade e pureza, cuja obediência é para sua perpétua salvaguarda. Profetas e Reis, Pág. 678.

No tempo do fim, toda instituição divina deve ser restaurada.O remanescente de Deus, em pé diante do mundo como reformadores, deve mostrar que a lei de Deus é o fundamento de toda reforma perdurável, e que o sábado do quarto mandamento deve permanecer como memorial da criação, uma lembrança constante do poder de Deus. De maneira clara e distinta devem apresentar a necessidade de obediência a todos os preceitos do decálogo. " - Profetas e Reis, pág. 678.

Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho.O Senhor destruirá das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que apresenta uma oferta ao Senhor dos Exércitos. Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do Senhor de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Malaquias 2:10-15.

Ellen White fala sobre a questão no livro Lar Adventista, pág. 341, onde ela leva seus leitores a meditar em deuteronômio 24:1; onde  através de um milagre em um casamento Jesus veio corrigir esses males.  João2:1-9.

Jesus veio a nosso mundo para retificar erros e restaurar a imagem moral de Deus no homem. Sentimentos errôneos a respeito do casamento haviam-se estabelecido na mente dos mestres de Israel. Eles estavam tornando de nenhum efeito a sagrada instituição do casamento. O homem estava-se tornando tão endurecido que pela mais trivial desculpa podia separar-se de sua esposa, ou, se preferisse, podia separá-la dos filhos e mandá-la embora. Isto foi considerado grande mal e não raro era acompanhado de mais terrível sofrimento para a pessoa repudiada.Cristo veio para corrigir esses males, e Seu primeiro milagre foi realizado por ocasião de um casamento. Assim anunciou Ele ao mundo que o casamento, quando puro e enobrecido, é uma sagrada instituição. Manuscrito 16, 1899. Lar Adventista, pág.341.

O texto abaixo mostra como era no princípio apontando a seus ouvintes a antiga instituição do casamento. O casamento foi pervertido pelo pecado; mas  o evangelho deve restituir-lhe a pureza e a beleza.

 Jesus apontou a Seus ouvintes a antiga instituição do casamento, segundo foi ordenada na criação. ... Então tiveram origem o casamento e o sábado, instituições gêmeas para a glória de Deus no benefício da humanidade. Então, ao unir o Criador as mãos do santo par em matrimônio, ... enunciou a lei do matrimônio para todos os filhos de Adão, até ao fim do tempo. Aquilo que o próprio Pai Eterno declarou bom, era a lei da mais elevada bênção e desenvolvimento para o homem. Como todas as outras boas dádivas de Deus concedidas para a conservação da humanidade, o casamento foi pervertido pelo pecado; mas é o desígnio do evangelho restituir-lhe a pureza e a beleza. O Maior Discurso de Cristo, págs. 63 e 64.

E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés,
1- por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres;
2 - mas ao princípio não foi assim. Mateus 19:5-8.

Deus disse: "O que Deus ajuntou não o separe o homem"; no entanto, Cristo explica que a lei do divórcio foi dada por causa da dureza dos seus corações. Devido à degeneração das pessoas foi permitida a lei do divórcio que não estava no plano original de Deus. III Mensagens Escolhidas, pág.221.

1 - Veja o que acontece quando o homem se converte:

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Ezequiel 36:26,27.Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniquidades e das vossas abominações. Ezequiel 36:31.

2 - Jesus leva os seus ouvintes para o princípio quando Deus fez Macho e fêmea. Veja:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:5-8

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. Mateus 19:9-12.

Agora Jesus levou o caso para Deuteronômio 22:13

Mateus 19:9 Pornéia e não moixéia

Significado de Pornéia; prostituição, fornicação, relação sexual ilícita.

O mesmo Caso de Maria e José

Ora o nascimento de Jesus Cristo foi desta maneira: Estando Maria, sua mãe, já desposada com José, antes que se ajuntassem, ela se achou grávida por virtude do Espírito Santo.

José, seu marido, sendo reto e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Quando, porém, pensava nestas coisas, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher; pois o que nela foi gerado, é por virtude do Espírito Santo.Mateus 1:18-20

Maria era virgem: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, E ele será chamado Emanuel, que quer dizer, Deus conosco. Mateus 1:23.

Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também. Lucas 16:18.E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.Lucas 16:17.

Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Romanos 7:1-3.

Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.1 Coríntios 7:1.

Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

1 Coríntios 7:11. A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. ” I Coríntios 7:39.

Esses votos ligam os destinos de duas pessoas com laços que coisa alguma senão a mão da morte deve desatar.” - Testemunhos Seletos, vol. 1, pág 576; Testemunhos sobre Conduta Sexual Adultério e Divórcio, pág. 14.

Ellen White no livro Primeiros Escritos, faz referência a João Batista citando Marcos 6:16-18

Herodes, porém, ouvindo isto, disse: Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dentre os mortos. Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. Marcos 6:16-18.

João punha o machado à raiz da árvore. Reprovava o pecado, sem temer as conseqüências, e preparava o caminho para o Cordeiro de Deus. Herodes sentiu-se afetado ao ouvir os poderosos, diretos testemunhos de João, e com profundo interesse indagou o que precisava fazer para tornar-se seu discípulo. João estava familiarizado com o fato de que ele estava prestes a casar-se com a mulher de seu irmão, estando o marido ainda vivo, e fielmente declarou a Herodes que isto não era lícito. Herodes não estava disposto a fazer qualquer sacrifício. Casou-se com a esposa de seu irmão, e por sua influência apoderou-se de João e o aprisionou, com o propósito, porém, de libertá-lo. Primeiros Escritos pág.154.

João viera no espírito e virtude de Elias, para proclamar o primeiro advento de Jesus. Representava os que sairiam no espírito e virtude de Elias, para anunciar o dia da ira, e o segundo advento de Jesus. Primeiros Escritos pág.155.

A mensagem que damos deve ser tão direta quanto a de João. Ele censurou a reis por sua iniqüidade. Repreendeu o adultério de Herodes. Não obstante estar em risco a sua vida, não lhe esmoreceu nos lábios a verdade. II Mensagens Escolhidas 150,151

O voto matrimonial... elos que enlaçam dois indivíduos com vínculos que nada a não ser a morte deve separar. Testimonies, vol. 4, pág. 507.

O voto matrimonial que une o marido à sua esposa deve permanecer intacto...”. - Testemunhos sobre Conduta Sexual Adultério e Divórcio, pág. 78.

Com relação à infalibilidade, nunca a pretendi; unicamente Deus é infalível. Sua palavra é a verdade, e não há nEle mudança ou sombra de variação. ” - Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 37

O casamento, união vitalícia, é símbolo da união entre Cristo e a igreja.” - Testemunhos para a Igreja, vol. 7, pág. 46.

Conclusão: Mediante os textos que acabamos de ver, entendemos claramente que como povo de Deus, precisamos urgentemente ser reparadores de brechas e restaurar as verdades deturpadas por homens. Esta mensagem precisa ser ensinada a todos para que possam entender que para Deus o casamento  é insolúvel. A igreja, não separa casais que vivem nesta situação e nunca fará tal coisa, porém com estes, a igreja os recebe com alegria apenas como visitantes e não se compromete com eles, deixando -os livres para atender a voz do Espírito Santo em seus corações, pois a Palavra de Deus nos assegura de que no decreto dominical, laços de família serão desfeitos para viverem em plena conformidade com a vontade de Deus. A igreja não tem o direito de querer agir com maior misericórdia que Deus, enquanto Deus diz: não!

 

 

Deixe seu Comentário:

Nome:
Email:
Comentário:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento